Uma viagem com interesses políticos.

Conversando com uma liderança indígena que está em Itaituba,  mostrou bastante indignado e preocupado com a forma que está sendo realizada a viagem de alguns índios mundurukus à Brasília, que segundo ele, a viagem tem cunho político e uma forma de colocar a frente da FUNAI, o senhor Walter Tertulino que é ex-funcionário da mesma. Viagem a Brasília patrocinada com o dinheiro da prefeitura de Jacareacanga, através do secretário de Assuntos Indígenas Ivânio “Surubim” Alencar, tem como o único objetivo pressionar a FUNAI aceitar a indicação do senhor Walter Tertulino no comando da FUNAI por alguns indígenas petistas, isso é, com o senhor Walter Tertuliano no comando, facilitaria a entrada dos candidatos petistas nas aldeias que hoje está condicionada a poucos.

A liderança indígena informou que seu nome foi excluído da relação por ser oposição ao atual governo do PT de Jacareacanga, segundo ele, o prefeito Raulien Queiroz do PT, prometeu muitas melhorias aos indigenas mundurukus na campanha eleitoral de 2008 e não cumpriu, agora as vésperas das eleições querem agradar os mundurukus. A liderança ressaltou, que a única promessa que o atual gestor cumpriu, foi a criação da Secretária de Assuntos Indígenas, onde colocou um dos seus aliados desde do tempo de funcionário da FUNAI, o senhor Ivânio “Surubim” Alencar, que é inoperante no cargo e ainda trata mal os indígenas.

A mesma liderança indígena informou que no mês de março haverá a Assembléia Indígena e um dos assuntos que será debatido é a forma que alguns políticos usam a causa indígena para seus interesses políticos.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.