Porto graneleiro de Miritituba: reunião na Câmara Municipal de Itaituba discute possíveis impactos ambientais e Sociais.
Justiniano Neto ( municípos verdes), Davi Leal, José Colares (Sema), Sidney Rosas (Sepe), Pref. Valmir Climaco, Dep. Hilton Aguiar, dra. Neiva (Ação Social) e Pref. Danilo Miranda.
Em reunião realizada na última semana na câmara de vereadores, foi colocada em pauta os possíveis impactos ambientais com a implantação do porto graneleiro em Miiriitituba  que deverá entrar em operação no próximo ano. Na reunião estiveram presentes: Secretários de estado: José Alberto Colares (SEMA), Davi Leal, Secretario de Indústria, Comercio e Mineracao, secretário de Estado de Assuntos Estratégicos do Pará (Sepe), Sidney Rosa, Coordenador do Programa Municípios Verdes, Justiniano Neto, Secretária de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Adjunta) dra. Neiva, Prefeito do Trairão Danilo Miranda, representante da prefeita de Altamira, representante do prefeito de Ruropolis, vereadores, empresários mato-grossenses e entidades civil organizada.

Uma das preocupações do governo estadual diz respeito às questões ambientais e sociais. Sobre o tema, o secretário estadual de Meio Ambiente José Colares, disse que se depender da SEMA, as licenças serão todas avaliadas e se estiveram dentro dos padrões, não haverá impedimento para as liberações.
O secretário de Assuntos Estratégicos do Pará Sidney Rosas, disse que o governo está montando um plano estratégico para a região, principalmente no que tange ao pólo graneleiro que está sendo montado em Miritituba.

O prefeito do Trairão Danilo Miranda, disse que o estado tem que vim pra mostrar trabalho e não fazer com tem feito ultimamente, e foi mais além, prometendo cobrar do governador Simão Jatene, mais ações pra essa região. Danilo disse ainda, que a vinda de 5 importantes secretários de estado a Itaituba, era muito importante não só pra Itaituba como pra os demais municípios que passam por dificuldades.
O prefeito Valmir Climaco, disse que apesar da ausência do estado nessa região, agora com a vinda dos secretários de estado, o governo Simão Jatene está olhando com bons olhos para a região, e estará a disposição dos empresários que querem investir no município.
Prefeito Valmir Climaco e empresáriso do Mato Grosso.

A expectativa é que a partir de 2013 as primeiras cargas de grãos estejam sendo descarregadas em Itaituba com destino a portos de exportação.
Depois da audiência na câmara, os empresários mato-grossenses reuniram no auditório do hotel Apiacás, as portas fechadas com os secretários de estado e o prefeito Valmir Climaco,
Em Miritituba está sendo construído o complexo de embarque de produtos programado para diminuir os custos de escoamentos de produtos do centro oeste do país.

Os representantes da Bugy, Cargil, Hidrovias do Brasil e Terfon, também estiveram presentes nas reuniões.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.