Indígenas da etnia Mundurku serão capacitados para a elaboração e implementação do Plano de Gestão Territorial e Ambiental da terra indígena Munduruku. A oficina de realização da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), em parceira com a Fundação Nacional do Índio (Funai), acontecerá de 30 de julho a 2 de agosto na aldeia Caroçau do Rio das Tropas, no município de Jacareacanga, oeste do Pará.

A preparação para a elaboração do plano teve início em novembro de 2011, com a participação de 43 lideranças indígenas. Na esfera estadual a ação é inédita, apesar da Emater já estar presente na aldeia há pelo menos quatro anos oferecendo serviços de assistência técnica e extensão rural. A oficina terá por objetivo principal formar as lideranças indígenas com embasamentos técnicos para a elaboração, construção e implementação do plano que vai obedecer métodos participativos. Oficinas, seminários, palestras e mobilizações farão parte da programação pedagógica.

Segundo Graça Amaral, socióloga da Emater e coordenadora do projeto de populações tradicionais de reservas extrativistas, a elaboração do plano para aplicação durante os próximos quatro anos é de fundamental importância devido a todas as situações vivenciadas pela população dentro da terra indígena. A área, que atinge cerca de 2,5 milhões de hectares, é rica em minério e tem grande potencial energético pela grande quantidade de rios que cortam a aldeia.

A assistência técnica e extensão rural será um dos pontos altos dentro da construção do plano de gestão pela própria modalidade de vida da população indígena, baseada na pesca e agricultura de subsistência. Para tanto, será realizado um Diagnóstico Indígena Participativo (DIP) que vai apontar os principais programas e projetos que deverão ser realizados pela Emater.

O mesmo processo de construção do plano também vai acontecer em um segundo momento com os Munduruku na aldeia Sai-Cinza também em Jacareacanga. O diagnóstico será apresentado em um grande seminário que vai reunir entidades nas três esferas governamentais (municipal, estadual e federal), para um alinhamento das ações. O seminário ocorrerá em outubro.

Texto: Iolanda Lopes - Emater

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.