XVIII Caminhada Ecológica acontece neste final de semana


Já acontece neste final de semana a XVIII edição da Caminhada Ecológica, evento realizado pelo Grupo de Defesa da Amazônia (GDA), em parceria com as comunidades do Eixo Forte. Este ano a expectativa da coordenação é atrair 150 participantes, pessoas que durante todo o trajeto poderão desfrutar do contato direto com os mais de 40 quilômetros de praias, e ainda contribuir com o meio ambiente.

 O objetivo da Caminhada Ecológica é sensibilizar a sociedade em geral para a necessidade de preservar a orla fluvial e as praias de nossa cidade, como importante ecossistema natural e patrimônio sócio-ambiental de nossa região.

A saída da Caminhada acontece neste sábado, 27, às 8 horas da Praia do Maracanã, e a chegada será no domingo, 28, na Praia de Alter do Chão. No total a Caminhada Ecológica percorre 44 quilômetros de praias paradisíacas das quais podemos citar Maracanã, Juá; Maria José; Arariá, Pajuçara; Carapanari; Paraíso Verde; Piranga; Ponta de Pedras onde acontece à tradicional piracaia e pernoite dos caminhantes.

No domingo, 28, após o café da manhã, os caminhantes percorrem as praias de Acarai; Pedra da Moça; Ponta do Cururu e Alter do Chão, onde acontece a tradicional recepção por parte da comunidade durante a chegada.

Este ano durante a Caminhada Ecológica será realizada uma manifestação em defesa da Bacia do Rio Tapajós, no ato da saída. Á noite, na em Ponta de Pedras, será realizada uma sessão de cinema com um filme sobre as hidrelétricas previstas para serem construídas na Bacia do Rio Tapajós e suas consequências e, pela manhã acontecerá uma reflexão ambiental antes da saída da Praia de Ponta de Pedras.

Os interessados em participar do evento, que acontece oficialmente há 18 anos, podem fazer suas inscrições na sede do GDA, localizado na Travessa Agripina de Matos, nº 203 no bairro do Laguinho. O valor do kit caminhada é de R$ 30,00 (trinta reais) o que dará direito a uma camisa personalizada, uma cuia regional, café da manhã regional na praia de Ponta de Pedras, barco de apoio e água mineral durante o percurso do evento.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.