Audiência Pública realizada em Itaituba.




Foi realizada nessa sexta-feira (9) na Câmara municipal de Itaituba, uma audiência que discutiu os últimos acontecimentos na região. O assunto principal, a Operação ‘ELDORADO’ que realizada no ultimo final de semana em Itaituba e região, que prendeu vários comerciantes de ouro.

No inicio da audiência foi apresentada uma CARTA ABERTA que está assinada por vários segmentos da sociedade Itaitubense será encaminhada para os órgãos do governo. Na audiência, estavam presente: Deputado Federal Dudimar Paxiuba, Davi de Oliveira Menezes - Diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, Fabrício Schuber – Diretor da Associação Comercial de Itaituba – ACI, Dr. Antunes – Presidente da AMOT, Representantes do ICMBIO e 15º BPM e vereadores Peninha, João Crente, Cezar Aguiar, Maria Pretinha, Dadinho e os vereadores eleitos: Toinho Piloto e Iamax Prado.

O primeiro a falar foi o vereador Peninha, que fez um breve relato da garimpagem na região, principalmente no município de Itaituba. Peninha ressaltou que a garimpagem na região, vem de muito tempo e que o problema enfrentado nos últimos dias com a Operação ‘ELDORADO’, causou vários problemas nos seguimentos sociais e econômicos. Peninha ressaltou que a garimpagem na região do Tapajós, vem desde anos 80 e 90, e que nada foi resolvido em relação a ilegalidades dos garimpeiros.

O diretor da AMOT, Dr. Antunes, leu a CARTA ABERTA aos presentes e solicitou ajuda de todos os órgãos governamentais e ao Deputado Federal Dudimar Paxiuba, para que interviesse junto aos órgãos governamentais, no que tange a mineração, principalmente ao SEMA – Pará. Dr. Antunes ressaltou, que a reunião seria pra ser discutido, apenas as áreas que são de competência do governo do estado. No final de sua fala, o presidente da AMOT, isentou qualquer participação do deputado Dudimar Paxiuba na operação ‘ELDORADO’.

O presidente da Associação Comercial de Itaituba Fabrício Schuber, disse que a finalidade da reunião, era tentar resolver o problema da ilegalidade dos garimpeiros, pediu também que fosse realizado com  mais rapidez e agilidade a legalização de todos, e que estava preocupado com as conseqüências no comércio de Itaituba, que já está sentindo o resultado da paralisação de extração do mineral na região.

Já o Deputado Federal Dudimar Paxiúba, falou que estava ali participando da audiência publica, com um intuito de dizimar algumas dúvidas em relação os últimos acontecimentos na região. O Deputado disse que, tem sido acusado irresponsavelmente por algumas pessoas de ser o responsável pela operação ‘ELDORADO’. Dudimar, disse que essa operação já estava sendo investigado, muito antes de seu pronunciamento na Câmara Federal.

Sobre as licenças ambientais aos mineradores, Dudimar Paxiuba, relatou que esteve em vários órgãos governamentais, entre eles o IBAMA, onde teve uma audiência com o presidente do órgão, que disse a ele, que o governo Dilma, não expede licença ambiental pra quem pratica extração mineral em área de preservação federal ou leito de rio. Sobre as licenças ambientais de competência estadual (SEMA), o deputado Duduimar, disse que esteve com secretário Estadual de Meio-Ambiente José Colares, que informou que só tem 16 processos de pedido de liberação da área de garimpagem, e que 2 processos já tinha sido liberados, inclusive um seria do Garimpo Ouro Roxo.

O representante do ICMBIO, apenas esclareceu que não era de sua competência discutir o assunto, e sim dos agentes que trabalham na área, mas, que estava ali, para ajudar no que fosse possível. Dentro de reunião, pouco esclarecimento foi dado pelo representante do órgão do governo federal.

Como mediador da Audiência Publica, esteve o presidente do CDL – Itaituba, Davi Menezes.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.