Dia do Radialista!

Hoje, 07 de novembro, é comemorado o Dia Nacional do Radialista. O rádio, desde sua invenção no século XIX até os dias atuais, exerce um grande poder e fascínio junto à população nacional, que se acostumou a usar e abusar em todos os sentidos desse veículo de comunicação.

Programações das mais diversificadas, com coberturas em todas as áreas da vida social, atuando nas áreas de esporte, polícia, cidade, nacional e tantas outras.
Ao longo da história, visualizamos o rádio desenvolvendo um papel importantíssimo no cenário nacional, principalmente da época de sua invenção em plena segunda fase da revolução industrial, até o momento da criação da televisão.
O rádio foi inventado na ultima década do século XIX, e entre os meios de comunicação pode ser considerado o mais popular e o de maior alcance público, não só no Brasil, mas em todo o mundo, isso pela capacidade que o homem tem de ouvir a mensagem sonora e falada simultaneamente e não ter de inter
romper as suas atividades e se dedicar exclusivamente a audição. Segundo dados do Ministério das Comunicações, o Brasil possui aproximadamente 3 mil emissoras de rádio, distribuídas aproximadamente em 50% para AM e FM.

Em se tratando do dia voltado para o radialista, durante muito tempo o dia do rádio ou da radiofusão e o dia do radialista foram comemorados juntamente, no dia 21 de Setembro. A celebração teve início em 1945, quando um decreto assinado pelo presidente Getúlio Vargas fixou os níveis mínimos de salário dos trabalhadores em empresas de radiodifusão.

Através da Lei Nº 11.327, de 24 de julho de 2006, o presidente Luís Inácio Lula da Silva, sancionou a lei que instituiu o dia do radialista, neste dia 7 de novembro. O artigo 1º diz: “Fica instituído, no calendário das efemérides nacionais, o Dia do Radialista, a ser comemorado no dia 7 de novembro, data natalícia do compositor, músico e radialista Ary Barroso”.

Parabéns para todos nós Radialistas. A nossa profissão é realmente gratificante, e de uma responsabilidade muito grande, porque, além do prazer de ser radialista, a pessoa representa, no rádio, a cidade, a população.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.