Seminário de Jornalismo encerra com posse de Diretoria Regional do Sinjor.

Foram dois dias de debates (23 e 24/11) no auditório da UFOPA – Campus Tapajós, entre mais de 300 profissionais de comunicação de diversos municípios da região oeste do Pará, durante o II Seminário de Jornalismo do Oeste do Pará, realização do Sindicato dos Jornalistas do Pará – SINJOR-PA, com organização da Agência Pódium, tendo à frente o jornalista José Ibanês.
Os municípios de Altamira, Itaituba e Santarém, compareceram com as maiores caravanas. Além de profissionais da comunicação, muitos acadêmicos da área, também estiveram presentes ao evento, com a participação das faculdades FIT e Iespes, além de alunos da pós-graduação em Jornalismo Científico da Ufopa.

Ao final do encontro foi empossada a primeira Diretoria Regional do SINJOR/Pa, abrangendo a região Oeste. Os membros da diretoria haviam sido escolhidos em 2010, durante uma reunião da primeira turma de jornalistas graduados por Santarém, já que a exigência do estatuto do Sinjor indicava que a escolha dessa diretoria - de caráter temporário - serviria para a instalação da nova modalidade de organização regional prevista no estatuto do Sindicato.

 Sheila Faro destacou que esta é a primeira diretoria regional a ser criada pelo Sinjor, devendo ser criadas outras nos próximos anos, como forma de descentralizar as ações do sindicato. A diretoria regional representará o Sinjor na região para filiar e articular as ações do sindicato.

Os membros da primeira diretoria regional do Oeste do Pará são os jornalistas graduados em Santarém: Rosa Rodrigues (Ascom Semed), Ronilma Santos (TV Tapajós), Minael Andrade (Rádio Rural), Jota Ninos (Rádio Rural) e Ednaldo Rodrigues (Ascom Semcult). Ednaldo foi o único que não esteve presente ao evento, por se encontrar em Belém fazendo mestrado e será empossado pela presidente do Sinjor, Sheila Faro, em outra oportunidade.

Oficinas - Além das palestras, o evento serviu para que os profissionais de jornalismo que atuam na região, pudessem participar de oficinas de reciclagem com temas como: Radiojornalismo, Webjornalismo, Telejornalismo, Assessoria de Imprensa, Aplicações Penais no Jornalismo Impresso, além do Mídia Training aberto para profissionais de todas as áreas, todas ministradas nas salas do Iespes.

O presidente da Fenaj - Federação Nacional dos Jornalistas, Celso Schröder, fez a palestra de abertura defendendo a exigência do diploma de jornalista para a profissão, mas salientando que as peculiaridades de uma região como a do oeste do Pará, devem ser consideradas diante da dificuldade de se obter um diploma.  

Já a jornalista Cristina Serra, paraense radicada em Brasília e que atua na Rede Globo de Televisão, fechou o seminário com o tema “ÉTICA E JORNALISMO: FRONTEIRAS DA CIDADANIA”, mediado pelos jornalistas Manuel Dutra e Jota Ninos.

Outras informações sobre o evento no Blog: http://semjorpa.blogspot.com.br/ 

Com informações de Jota Ninos.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.