28 de nov de 2012


Seminário de Jornalismo encerra com posse de Diretoria Regional do Sinjor.

Foram dois dias de debates (23 e 24/11) no auditório da UFOPA – Campus Tapajós, entre mais de 300 profissionais de comunicação de diversos municípios da região oeste do Pará, durante o II Seminário de Jornalismo do Oeste do Pará, realização do Sindicato dos Jornalistas do Pará – SINJOR-PA, com organização da Agência Pódium, tendo à frente o jornalista José Ibanês.
Os municípios de Altamira, Itaituba e Santarém, compareceram com as maiores caravanas. Além de profissionais da comunicação, muitos acadêmicos da área, também estiveram presentes ao evento, com a participação das faculdades FIT e Iespes, além de alunos da pós-graduação em Jornalismo Científico da Ufopa.

Ao final do encontro foi empossada a primeira Diretoria Regional do SINJOR/Pa, abrangendo a região Oeste. Os membros da diretoria haviam sido escolhidos em 2010, durante uma reunião da primeira turma de jornalistas graduados por Santarém, já que a exigência do estatuto do Sinjor indicava que a escolha dessa diretoria - de caráter temporário - serviria para a instalação da nova modalidade de organização regional prevista no estatuto do Sindicato.

 Sheila Faro destacou que esta é a primeira diretoria regional a ser criada pelo Sinjor, devendo ser criadas outras nos próximos anos, como forma de descentralizar as ações do sindicato. A diretoria regional representará o Sinjor na região para filiar e articular as ações do sindicato.

Os membros da primeira diretoria regional do Oeste do Pará são os jornalistas graduados em Santarém: Rosa Rodrigues (Ascom Semed), Ronilma Santos (TV Tapajós), Minael Andrade (Rádio Rural), Jota Ninos (Rádio Rural) e Ednaldo Rodrigues (Ascom Semcult). Ednaldo foi o único que não esteve presente ao evento, por se encontrar em Belém fazendo mestrado e será empossado pela presidente do Sinjor, Sheila Faro, em outra oportunidade.

Oficinas - Além das palestras, o evento serviu para que os profissionais de jornalismo que atuam na região, pudessem participar de oficinas de reciclagem com temas como: Radiojornalismo, Webjornalismo, Telejornalismo, Assessoria de Imprensa, Aplicações Penais no Jornalismo Impresso, além do Mídia Training aberto para profissionais de todas as áreas, todas ministradas nas salas do Iespes.

O presidente da Fenaj - Federação Nacional dos Jornalistas, Celso Schröder, fez a palestra de abertura defendendo a exigência do diploma de jornalista para a profissão, mas salientando que as peculiaridades de uma região como a do oeste do Pará, devem ser consideradas diante da dificuldade de se obter um diploma.  

Já a jornalista Cristina Serra, paraense radicada em Brasília e que atua na Rede Globo de Televisão, fechou o seminário com o tema “ÉTICA E JORNALISMO: FRONTEIRAS DA CIDADANIA”, mediado pelos jornalistas Manuel Dutra e Jota Ninos.

Outras informações sobre o evento no Blog: http://semjorpa.blogspot.com.br/ 

Com informações de Jota Ninos.

Nenhum comentário:

Empreendedoras de Itaituba vencem Prêmio do Sebrae estadual

Por Jota Parente Empreendedoras de Itaituba estão entre as três vencedoras da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, premiação...

Postagens mais visitadas