Imetropará começa fiscalizar lojas em Santarém 

Teve início nesta segunda-feira (10), em Santarém, a Operação Papai Noel, desenvolvida pelo Instituto de Metrologia do Pará (Imetropará). O objetivo é verificar se os brinquedos que estão sendo vendidos seguem as normas estabelecidas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

"Verificamos que, com o aumento da fiscalização do Imetropará na Grande Belém, houve uma maior número de casos registrados no municipio de Santarém", disse Luiziel Guedes, presidente do órgão.

No ano passado, foram apreendidos, em Santarém, mais de 2 mil brinquedos que estavam sem o selo do Inmetro e outros mil que estavam com o selo falsificado.

"O selo do Inmetro é a garantia de que o brinquedo foi testado e é seguro para a criança. Os pais devem sempre observar se há o selo no presente que estão comprando para os filhos", reforçou.

Guedes aconselha ainda a evitar comprar produtos no comércio informal. "Apesar de oferecerem preços mais em conta, os produtos em geral são irregulares, falsificados e podem por em risco as crianças”, alerta. No caso dos estabelecimentos formais, a orientação é sempre exigir a nota fiscal.

A Operação Papai Noel em Santarém faz parte da estratégia do governo do Estado de interiorizar suas ações. 

Fonte: Imetropará

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.