25 de jan de 2013

25 de Janeiro: DIA DO CARTEIRO.



Hoje se comemora o “Dia do Carteiro”. Cada carteiro percorre por dia cerca de 20 quilômetros e leva mais de 19 quilos de correspondências. Em Itaituba, os Correios contam com 13 carteiros para atender 15 bairros. Todos os dias, os profissionais separam as remessas pela manhã e realizam as entregas durante o período da tarde. 


A categoria reivindica, inclusive, a entrega das correspondências também no período da manhã para evitar o sol quente. Em média, cada carteiro leva 20 quilos de correspondências e percorre 15 quilômetros por dia, cerca de 4 mil quilômetros por ano. Os trajetos podem ser percorridos de carro, moto, bicicleta ou a pé. 

Os carteiros apontam o clima quente e a falta de sinalização das ruas como os maiores desafios para o exercício da profissão. O uso de chapéu e protetor solar é obrigatório em Itaituba, principalmente devido às altas temperaturas. Um dado curioso: no Brasil apenas 10% de todos os carteiros são mulheres.

Dia do Carteiro: Você ainda tem costumes de escrever cartas? Já recebeu alguma carta que marcou?

Nenhum comentário:

Itaituba: Mais uma morte no trânsito. De quem é a culpa?

Por  Diego Mota  A preocupação toma conta dos moradores de Itaituba com a notícia de mais uma morte no trânsito. A vítima foi um polic...

Postagens mais visitadas