SECRETARIO DE MEIO AMBIENTE VISITA ITAITUBA



 "O ORDENAMENTO DA ATIVIDADE GARIMPEIRA É A SOLUÇÃO PARA A REGIÃO"

Está em Itaituba, desde o ultimo sábado, o Secretario Estadual de Meio Ambiente, José Colares. Ele, em companhia de autoridades estaduais, municipais e representantes de entidades garimpeiras, esteve visitando vários garimpos do Tapajós. Colares ficou surpreso com  o que viu nos garimpos do Tocantinzinho e Agua Branca, causados pela atuação de PC.  O  secretario disse que  tem que ser feito o ordenamento da garimpagem na região e em caráter de urgência para evitar maiores danos do que já vem ocorrendo. Entretanto, ressaltou Colares,  isto depende de todos: Governo e sociedade, já que esta atividade garimpeira existe na região há bastante anos e não queremos acabar com ela, mas ordenar. Quem não quiser  legalizar, ai sim vamos ter que tomar medidas punitivas.


O que o Secretario Colares quer depois desta viagem a região, é elaborar uma Instrução Normativa no sentido de organizar essa atividade na região. Isto, finalizou Colares, queremos fazer, mas precisamos da participação de todos, principalmente daqueles que desempenham esta atividade garimpeira. Esta compreensão dos garimpeiros vai ajudar o poder público a organizar os garimpos da região.

Na manha desta quarta feira, deverá ser realizada uma reunião do Secretario de Meio Ambiente José Colares, Diretor do DNPM João Bosco e outras autoridades do Estado e municipais com representantes das entidades garimpeiras para nessa reunião de trabalho ser definido quais as ações que serão tomadas a partir de agora com relação a atividade de exploração de ouro e diamante na região do Tapajós.  

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.