Paraense que enganou imprensa no Amazonas pode ser indiciado por fraude

Do Blog Quarto Poder
 
Não passou de uma grande mentira, a notícia de que um estudante paraense, natural do município de Óbidos, no oeste do Pará, teria sido aprovado para ingressar na Universidade de Harvard (EUA). 

Jean Cardoso Lopes (18), foi manchete nos principais sites de notícias nacionais e ganhou ampla repercussão na imprensa amazonense. A informação dava conta que o estudante de uma escola pública do Amazonas havia sido aprovado para ingresso em Harvard.

A história toda era mentira. Jean Cardoso, segundo o Portal do Holanda, também não ganhou medalhas, nem participou de olimpíadas cientificas de robótica e astronomia, muito menos passou em vestibulares nas universidades de Stanford, Yale, Oklahoma, Caltech, Flórida, Connecticut, Princeton, São Francisco ou Massachusetts Institute of Technology (MIT). 

"Foi uma mentira bem contada que fez muitas vítimas. A primeira delas, a assessoria de imprensa da Secretaria de Educação do Amazonas, que não checou a informação, e depois o Portal do Holanda e todos os sites da região, que reproduziram a matéria", admitiu o site amazonense, que observou ainda o exemplo de mau jornalismo, de desserviço à comunidade, e aos leitores de todos os veículos que reproduziram a história sem checar sua veracidade. 

O Portal do Holanda informa ainda que Jean pode ser acusado de fraudar documentos pois o certificado que apresenta como prova de que teria sido aprovado na seleção para ingresso em Harvard seria uma grosseira falsificação.

Ao final, o site amazonense destaca que "nem por isso se pode negar a inteligência do rapaz. Contou uma história de sonhos que todos acreditaram. Mas agora vive o pesadelo do descrédito, que parte da imprensa compartilha, inclusive o Portal do Holanda, pela falta da necessária apuração".

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.