COMITIVA DA INDONÉSIA CONHECE AS PROPOSTAS DE SANTARÉM NA ÁREA AMBIENTAL



Uma comitiva composta por representantes de províncias da Indonésia, no continente asiático, esteve em Santarém ontem, quinta-feira, 02, para conhecer o modelo de desenvolvimento sustentável do município e as propostas na área ambiental. Eles foram recepcionados pelo prefeito Alexandre Von e a primeira-dama, Sra. Zuíla Von. Participaram também os secretários de Meio Ambiente Podalyro Neto, Planejamento e Desenvolvimento, Valdir Matias Jr., o chefe de Gabinete, Jaci Barros e os diretores do Instituto de Desenvolvimento Sustentável, Rosemary Fonseca, e Gestão e Tecnologia, José de Lima. 


De acordo com a direção do Instituto de Pesquisas Ambientais da Amazônia (IPAM), a comitiva veio conhecer os modelos dos municípios paraenses, que aderiram ao Programa Municípios Verdes (PMV). O secretário de Meio Ambiente, Podalyro Neto, explicou que algumas províncias do país já têm experiências parecidas com o PMV e estão dispostos a trocá-las com municípios que ainda estão começando, como é o caso de Santarém. 

“Vamos mostrar um pouco do diagnóstico do município, em relação ao Programa. Hoje, por exemplo, temos 80 mil hectares de área monocultora no espaço do município. Temos que cadastrar 80% das propriedades no Cadastro Ambiental Rural [Santarém tem 60%] e fazer nossa pactuação contra o desmatamento ilegal. Só assim com o envolvimento do poder público e a sociedade vamos atingir nossas metas, que são metas globais”, pondera Podalyro. 

O prefeito Alexandre Von reiterou ao grupo o compromisso assumido com a população em promover políticas que garantam o desenvolvimento sustentável. Na ocasião, Von informou os desafios que o município tem pela frente ao ingressar no PMV e construir as metas inerentes ao Programa Cidades Sustentáveis. 
CCOM/prefeitura de Santarém

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.