Wescley Tomaz atuando na busca pela prática de trabalhos auto sustentáveis.

O presidente da Câmara Municipal de Itaituba, vereador Wescley Tomaz, visitou, no último dia 11 de junho, a sede do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em Itaituba (PA). O objetivo da visita foi obter mais informações sobre a operação ‘Onda verde’, visa conter o desmatamento na região. Há denúncias de que agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), estariam agindo com abuso de poder durante as ações, sobretudo no município de Novo Progresso. No último dia 13, o presidente do legislativo itaitubense participou de uma reunião na Câmara de Vereadores de Novo Progresso. 

A reunião discutiu as medidas que podem ser tomadas pelas autoridades para conter as ações abusivas por parte dos fiscais do Ibama.  Nesta reunião estiveram presentes, além do prefeito de Novo Progresso, Osvaldo Romanioli, os presidentes legislativos das cidades de Itaituba, Wescley Tomaz, e de Novo Progresso, Ubiracy Soares Silva, os representantes comerciais locais e de cooperativas ligadas a garimpagem, como a COMIDEC, João Batista.

Durante a reunião na Câmara foi elaborada uma pauta de assuntos que envolvem o tema principal, também uma ata de reivindicações feitas e testemunhadas pela sociedade civil que ressalta as ações abusivas da atuação do Ibama no município de Novo Progresso. Esse material deverá ser apresentado ao governador Simão Jatene pelo prefeito daquela cidade. Em anexo, há um documento que solicita maior prazo à regularização dos produtores ou um Termo de Ajustamento de Conduta para ordenar as atividades que ocasionam o desmatamento desenfreado na região.

Logo os presentes na reunião acordaram uma visita à guarita do ICMBio e ao Ibama in loco com a finalidade de obter maiores informações sobre as formas de abordagem que os órgãos envolvidos estão executando para combater o índice de desmatamento na região, através da operação ‘Onda Verde’. Esta operação deverá contribuir com fim do desmatamento na região, pois o município de Novo Progresso faz parte do programa “municípios verdes”.

Na primeira visita à guarita do ICMbio, o prefeito de Novo Progresso, Osvaldo Romanioli, clamou os agentes do órgão e orientou que todos os veículos que circulam por ali não sejam barrados, e tenham o direito de ir e vir respeitados. Essa medida evita prejuízos a economia da cidade.

A equipe presente garantiu o apoio ao pedido do administrador e os agentes firmaram o compromisso de articular com os superiores do ICMBio uma maneira de amenizar a abordagem feita às pessoas.

Visita ao IBAMA: Os representantes dos poderes Executivo e Legislativo de Novo Progresso e do legislativo de Itaituba foram no período da noite visitar o IBAMA para negociar que os métodos sejam minimizados durante as ações dos fiscais do órgão, alvos de denúncias de abuso de poder.

A reunião teve inicio às 18 horas e encerrou por volta das 22 horas.

De acordo de abordagem mais pacifica por parte do IBAMA a aqueles que atuam na região e auto se sustentam, e fazem um trabalho de rentabilidade responsável.
Para quaisquer outras informações permaneço a disposição.
  
Fonte: Amanda Lago

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.