4 de set de 2013

Noticias do vereador Dayan Serique: Ação do vice-governador do Pará repercute na Câmara

A falta de energia elétrica no município de Santarém e demais municípios do Oeste do pará está com os dias contados. Esta semana o vice-governador do Pará, Helenilson Gomes (PSD) reuniu com o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), ligada ao Ministério de Minas e Energia. Na ocasião ficou definido que no primeiro semestre de 2014, será realizado leilão para duas novas linhas de transmissão de energia de alta potência (238 Kwa), específico para indústrias. Uma referente à linha que sairá de Oriximiná – do linhão da Calha Norte, e através de Óbidos cruzará o rio Amazonas até chegar a Juruti; a outra linha sairá da transamazônica até Santarém.

A notícia repercutiu hoje na Câmara Municipal, por meio do vereador do PPS, Dayan Serique, que tem sido incansável na luta para resolver o problema das constantes quedas de energia que vem ocorrendo no município, nos últimos anos.

Para o parlamentar, a notícia aumentou a esperança da população que vem sentindo na pele os transtornos causados pela Celpa. “Enfim, algumas coisas boas começam surgir”, disse Serique. Segundo ele, a atuação do vice-governador na defesa do Oeste do Pará é digna de elogios.

Outro ponto importante destacada pelo vereador durante a sessão desta quarta-feira, 04, foi referente aos grandes investimentos feitos no município que contribuem, significativamente, para a geração de emprego e renda. Ele citou, por exemplo, uma fábrica de cimento que está prestes a ser implantada em Santarém e que poderá contribuir para baratear os custos das obras de construções civis.



“Nós temos o apoio do vice-governador, temos sonhos e grandes possibilidades de contribuir com o desenvolvimento da nossa região então temos que ir a luta”, disse o vereador, reforçando que o trabalho não vai parar enquanto o problema de energia não for solucionado.





Fim do Voto Secreto agrada vereador



A aprovação, pela Câmara dos Deputados, da Proposta de Emenda a Constituição (PEC) 349,  que institui o voto aberto em todos os processos de votação no Congresso Nacional, nas Assembleias Legislativas, na Câmara Legislativa do Distrito Federal e nas Câmaras Municipais, ontem (3), em Brasília, agradou o vereador do PPS, Dayan Serique que sempre defendeu o voto aberto. A proposta segue uma das diretrizes do Partido Popular Socialista que acorda o direito do eleitor saber se o representante eleito por ele está se posicionando conforme as propostas políticas defendidas durante o processo eleitoral.

Conforme Serique, a população tem a obrigação de entender a posição do seu parlamentar. “Agora, tudo será feito de forma transparente e isso acaba aproximando mais a classe política, da população”, disse.

Dayan Serique salientou ainda que diante do atual cenário onde a juventude tem se destacado fortemente, a transparência é fundamental. “É preciso fazer diferença, nós fomos eleitos pelo povo e temos o compromisso de prestar conta de todos os nossos atos políticos”, reforçou.



Vale ressaltar que a aprovação da PEC é uma resposta à sociedade após a manutenção do mandato do deputado Natan Donatan. Antes, apenas a PEC 196, permitia o voto aberto, mas somente nos processos de cassação.



Dayan Serique propõe assistência psicológica nas escolas do município


O primeiro passo foi dado na semana passada quando o vereador do PPS, DayanSerique, apresentou durante a sessão da Câmara um Projeto de lei que institui o serviço de assistência psicológica aos estudantes da rede municipal de ensino.

De acordo com o parlamentar, a intenção é que o desempenho escolar dos alunos melhore, cada vez mais, com o passar dos anos. Para isso, é preciso que questões referentes à violência doméstica e a falta de estrutura familiar, não dificultem o aprendizado dos alunos.

“A atuação de um profissional especializado nas escolas será essencial, pois permitirá um maior auxílio aos estudantes que possuem dificuldades de aprendizagem e de convívio social e familiar”, disse Serique, ressaltando a questão do bulling verbal e virtual, outro agravante da atualidade.

A ideia é reduzir as dificuldades inerentes ao processo educacional, além de diminuir os efeitos desses problemas.

Vale ressaltar que o acompanhamento psicológico deverá ser realizado de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Secretaria Municipal de Educação, que por sua vez, estará atuando em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

É importante destacar ainda que, a assistência psicológica será realizada nas próprias escolas, em sessões individuais. Caso haja necessidades, os pais dos alunos também serão convocados.

“Hoje esse tipo de atendimento é feito pelo próprio pedagogo, que acaba tendo multifunção e atua sem preparo especializado”, lamentou Serique, reforçando que é grande a expectativa para a aprovação da lei, pelo executivo.







O vereador Dayan Serique (PPS), reforçou na sessão desta segunda-feira, 02, o apoio aos moradores do Lago Grande do Curuai (PA) que pedem a emancipação do distrito, distante 8 horas (por via fluvial) de Santarém.

Na semana passada, o vereador esteve no local, juntamente com os demais vereadores da Câmara de Santarém, participando de uma sessão itinerante, e comprovou o sonho da população pela emancipação. 

Conforme Serique, as pessoas temem que a proposta não seja aprovada por conta de políticos que tentam ser o “pai da criança”.

“A gente precisa entender que o Curuai é uma terra sem dono”, disse o vereador, explicando que quem manda na região é a população que mora lá e não os políticos que tentam se aproveitar da situação em troca de benefícios próprios. "É preciso garantir a vontade popular", finalizou.

-- 

Núbia Pereira
Assessora de Comunicação do Vereador Dayan Serique

Nenhum comentário:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Jacareacanga: Justiça interdita postos de gasolina por crime ambiental

Fonte: G1 A Justiça do Pará determinou a interdição cautelar do funcionamento de três postos de gasolina em Jacareacanga, sudoeste do ...

PortalBuré

Portal Buré © 2016. Tecnologia do Blogger.