Omissão do governo federal causa destruição em Humaitá

Por: Chaguinha de Humaitá

Milhares de pessoas revoltadas com o assassinato de três pessoas cometido pelos índios “Tenharin” no dia 16 promoveram um quebra-quebra na cidade de Humaitá no início da noite desta quarta-feira (25), pelo menos 16 veículos foram incendiados por manifestantes contrários a proteção dos indígenas por parte do exercito brasileiro. O prédio da Funai foi depredado, manifestantes foram atacados pela policia militar com bombas de efeito moral, balas de borracha, mais não conseguiu evitar o incêndio a veículos e prédios que eram utilizados pelo índios no município.

O prejuízo causado pelos manifestantes pode chegar a ordem de 2 milhões de reais, os líderes da manifestação alegam que a polícia federal, o exército e a força nacional foram omissos no momento de efetuarem as buscas dos três desaparecidos que segundo informações sigilosas foram assassinados, e tiveram seus corpos queimados e enterrados no meio do mato, por dezenas de índios revoltados com a morte do cacique “IVAN TENHARIN” ocorrido no dia 03 de dezembro na rodovia Transamazônica. Os caciques das aldeias negam o fato, porém impedem qualquer tentativa de busca dos desaparecidos em suas reservas e aldeias.

Estão sobre proteção do 54º BIS cerca de 60 indígenas e quatro caciques que estavam em Humaitá, efetuando compras de alimentos em grande quantidade para suas aldeias precavendo-se de uma possível retaliação da população de Humaitá e do Matupí contra os indígenas, pelo desaparecimento das três vítimas que saíram em direção ao Apuí e não chegaram ao seu destino cerca de onze dias atrás.

A revolta popular em Humaitá culminou com incêndios e destruição de prédios públicos federais, num claro sinal de que os indígenas podem estar com os dias contados a partir de hoje, pelo menos sete mil pessoas participaram da manifestação que ainda não terminou. O barco da FUNAI também foi incendiado, e os manifestantes estão indo em direção as residências que são alugadas para alojarem os índios quando os mesmos vêm em busca de tratamento médico em Humaitá.

Por enquanto os danos e retaliações aos índios foram apenas materiais e pelos ânimos dos manifestantes as coisas não vão parar por ai, a tendência é que haja ataques a índios na cidade e nas aldeias a qualquer momento. O clima é tenso e certamente muita coisa ainda vai acontecer, estamos acompanhando de perto e novas informações podem surgir a qualquer momento.

 photo cats2_zps9c1fc089.jpg
fonte: Redação

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.