ONÇA MATA E DEVORA HOMEM

descriptio...

Jacareacanga - Noticia-se nesta cidade, desde a tarde de ontem (21) que uma enorme onça próximo a comunidade de Barra de São Manoel, teria morto e devorado um homem, comunitário daquele aglomerado humano. A  Barra de São Manoel localiza-se na junção de três estados (AM,  MT, E PA.) tem sua densidade populacional formada por forte mestiçagem de  índios das etnias Munduruku e Apiaká e nordestinos que marcam presença naquele local desde os tempos do esforço de guerra na coleta de látex.

Não é inédito na região de Jacareacanga, principalmente nas Terras Indigenas, devido a grande superfície e a baixa densidade populacional, a presença e ataques de onças,  em animais domesticos nos aldeamentos. Também são registrados ataques a bovinos e ovinos em fazendas contíguas à sede do município, ocasionando prejuízos aos criadores.

Nicolau Karo Munduruku, um octagenario indígena da Aldeia Sai Cinza, retornando de tratamento médico da cidade de Belem, após vários meses de tratamento, retornou à sua aldeia saudoso de suas investidas para caça na floresta circunvizinha a sua aldeia, e revigorado e com farta saúde, embrenhou-se no mato, e subitamente uma onça faminta atacou e matou seu preferido cachorro de caça; ato seguido o velho indígena acompanhado de um genro saiu à caça do selvagem e feroz animal, que tocaiado sendo perseguido, atacou os dois arrancando dois dedos do genro de Nicolau Karo.

descriptio...
Persistente o velho indígena depois de socorrer seu parente com parte da mão dilacerada, retornou à caça da onça e para assombro do aldeamento, dois dias depois de ser constatado que Nicolau Karo não retornara, alguns indígenas foram fazer buscas e encontraram o ancião morto e devorado pela caça que virou caçador.

Fonte: Walter Tertulino
Tecnologia do Blogger.