Região do Tapajós recebe Conferência da Juventude

Seguindo o calendário das Conferências Regionais de Juventude, nesta quarta-feira, 22, o Governo do Estado por meio da Fundação Pro Paz em parceria com a Secretária de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), realizou a Conferência Regional no município de Itaituba. Essa foi a quarta, das treze conferências que irão acontecer em todas as regiões do Pará. O evento ocorreu no auditório da Câmara Municipal de Itaituba e tratou sobre políticas públicas para a juventude com as lideranças nas regiões. O objetivo é construir propostas regionais para apresentar durante a Conferência Estadual de Juventude que acontecerá nos dias 29, 30 e 31 de outubro, em Belém.
A intenção é de que, durante as conferências que estão ocorrendo em todas as regiões do Estado, os jovens possam criar suas propostas, levando em consideração suas peculiaridades, para que estas sejam agregadas ao plano Estadual da Juventude, que será criado de forma coletiva e colaborativa por todos os jovens. Na conferência em Itaituba, região do Tapajós, 120 jovens compareceram.
“Cada vez mais os jovens se interessam em participar das discussões políticas aqui na região do Tapajós. É muito importante para nós estarmos presentes para buscar nossos direitos e sugerir nossas necessidades através deste diálogo com o Governo do Estado”, afirmou Thiago Maciel, 19 anos, morador de Itaituba.
Durante o evento, os jovens foram separados em três Grupos de Trabalho para discutir três diferentes eixos de propostas para a região: Democracia, Participação e Protagonismo Juvenil, Plano Estadual de Juventude e Articulações das Políticas Públicas de Juventude. Ao final do evento, ocorreu a eleição dos delegados da região. Para votar, o jovem precisava ser morador de um dos cinco municípios que integram a região: Itaituba, Jacareacanga, Novo Progresso, Rurópolis e Trairão.
Para o coordenador do Pro Paz Juventude, Raimundo Rodrigues, é muito importante este diálogo entre o Governo do Estado e a sociedade para juntos articularem propostas que visem a melhoria das políticas públicas de juventude na região. “A região do Tapajós tem uma peculiaridade pela sua distância da capital e por toda a sua dimensão territorial. É uma região que tem seus problemas próprios e por isto, o desafio se torna muito maior. Estamos aqui para ouvir estes jovens para que eles apontem suas demandas de políticas públicas para os municípios”, atestou Rodrigues.
Andreia Oliveira, 25 anos, moradora de Novo Progresso, conta que foi para Itaituba só para participar da conferência. “A ideia é juntar forças, através de nossas propostas, ao plano nacional. A região do Tapajós, por sua distância da capital, tem várias peculiaridades, então é muito importante que esta conferência tenha vindo até aqui para nos ouvir e é muito importante que nós estejamos aqui também para falar nossas necessidades”, relatou.
A próxima Conferência Regional ocorrerá no município de Santarém, no dia 27 de julho, na Escola de Artes de Santarém, localizada na rua Hortência, s/n. Em seguida, será realizada a conferência no município de Vitória do Xingu, em 1º de agosto. As datas das conferências nas regiões Guamá, Carajás, Araguaia, Capim, Marajó e Região Metropolitana de Belém ainda estão sendo definidas.
Mayara Albuquerque
Fundação Pro Paz
 

Tecnologia do Blogger.