5 de ago de 2015

CREPORI DISCUTE PERFIL DE BENEFICIÁRIOS


Moradores e usuários da Floresta Nacional do Crepori, localizada no município de Jacareacanga (PA), participaram da elaboração da proposta de perfil de família beneficiária e de usuários da Unidade de Conservação federal, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Baseado em levantamentos realizados por servidores do ICMBio e pesquisadores parceiros nos anos de 2011 e 2014, esse trabalho fez levantamento de 83 famílias, em cinco etapas: registro das famílias levantadas no Cadastro Único (CadUnico) e constantes nos levantamentos de famílias dos anos de 2011 e 2014; 1ª reunião do Grupo de Acompanhamento (GA); reunião com moradores e usuários do lado oeste da Flona (Sede de Jacareacanga/PA); reunião com moradores e usuários do lado leste da Flona(Distrito de Creporizão) e 2ª reunião do GA.

O registro das famílias no CadUnico foi realizado durante o mês de maio de 2015, em parceria com a Secretaria de Assistência Social dos municípios de Itaituba/PA e Jacareacanga/PA. O objetivo desta atividade foi a complementação de dados sobre os moradores da Flona e o registro dos mesmos no CadUnico, o que permitiu o acesso a algumas políticas públicas governamentais, como, por exemplo, o Programa Bolsa Verde. Na mesma atividade foram realizadas ações sociais, como corte de cabelo e curso tricô.

A 1ª reunião do GA, realizada nos dias 25 e 26 de Junho de 2015, no município de Itaituba/PA, reuniu representantes dos moradores da Flona e de órgãos públicos governamentais também conselheiros da unidade de conservação. Durante a reunião, a gestão da unidade realizou apresentações sobre legislação pertinente, histórico do trabalho e os resultados do levantamento realizado em 2014. Por fim, o grupo apresentou propostas de características pertinentes aos perfis de beneficiário e usuário da unidade, que foram discutidas e registradas pela equipe do ICMBio.

Então, a proposta elaborada pelos membros do Grupo de Acompanhamento foi apresentada durante reuniões realizadas junto aos moradores do oeste e do leste da Flona, no período de 8 a 17 de julho de 2015, no município de Jacareacanga/PA. O objetivo desta etapa foi apresentar e discutir a proposta, bem como, recolher possíveis sugestões e demandas dos moradores e usuários da Flona, a fim de discuti-las posteriormente na 2ª Reunião do GA.

Uma vez que todas as etapas anteriores foram realizadas, a proposta de perfil de família beneficiária e usuários da Flona do Crepori será consolidada durante a 2ª reunião do GA, a ser realizada em 05 de agosto de 2015, no município de Itaituba/PA. A proposta final será submetida à análise da Coordenação Geral de Povos e Comunidades Tradicionais do Instituto Chico Mendes (ICMBio).

Todas as etapas descritas são consideradas essenciais pela gestão da unidade e têm sido apoiadas pela Coordenação Geral de Povos e Comunidades Tradicionais do ICMBio, com apoio financeiro do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), sendo realizadas por servidores do ICMBio, integrantes da Base de Gestão Integrada do ICMBio de Itaituba/PA.

Participaram também das atividades, representantes do conselho consultivo da Flona, como as prefeituras de Itaituba/PA e Jacareacanga/PA, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) em Jacareacanga/PA, Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Pará (Semas), Fundação Nacional do Índio (Funai), Serviço Florestal Brasileiro (SFB-MMA) e Fórum dos Movimentos Sociais da BR-163.

Comunicação ICMBio

PM prende em Jacareacanga foragido da justiça de Itaituba

No ultimo domingo (13),  Policiais Militares da UIPP de Jacareacanga prenderam Valdinei Cardoso Costa (foto). Contra ele há um mandado d...

Postagens mais visitadas