Itaituba fica com título da fase sudoeste do Jogos Abertos do Pará


A delegação de Itaituba conquistou a pontuação máxima na fase sudoeste dos Jogos Abertos do Pará (Joapa), terminando a competição em primeiro lugar com 46 pontos. A delegação de Altamira ficou em segundo lugar com 25 pontos e Rurópolis, em terceiro, com seis pontos. A classificação final ocorreu na tarde deste domingo, 13, quando encerraram as rodadas de jogos das seis modalidade que compõem o Joapa. A sexta e penúltima fase regional do Joapa termina com avanço de 20% no quantitativo de municípios participantes em relação ao ano passado. A última regional será em Castanhal reunindo as cidades do Nordeste paraense.

Segundo a coordenação do Joapa, o avanço é bem significativo, considerando as dimensões territoriais do Pará e dificuldade orçamentária enfrentada pela maioria da administração municipal brasileira. A expectativa da coordenação, porém, é pela continuidade do aumento da demanda, uma vez que os próprios atletas participantes se encarregam de divulgar a seriedade da disputa. Nesta fase regional realizada em Itaituba não houve incidentes. Somente o calor de 34 graus que castiga a região causou desconforto, mas nada que atrapalhasse o ritmo dos jogos.

Para os atletas o que vale é competir. A jogadora de futsal de Rurópolis, Samara da Silva, amamentava o filho de um ano e quatro meses antes de entrar em quadra na partida final contra Altamira. “Eu jogo pelo Joapa há anos e não poderia deixar de competir. O nenê não atrapalha”, disse a jovem, que recebia o apoio das amigas para cuidar do bebê.  “O Joapa tem essa característica de aceitar o atleta independentemente de idade. Aceitamos a partir dos 18 anos e se estiver bem de saúde pode competir normalmente”, explicou o professor Ewerton Souza, coordenador-geral do evento.
Ainda em Itaituba, a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, realizadora do Joapa, completa mais de 400 horas de competição. Já foram realizadas as etapas do Baixo Tocantins, Baixo Amazonas, Araguaia, Marajó, Nordeste 1, Sudeste e agora Sudoeste. A próxima e última fase regional será em Castanhal a partir da próxima quarta-feira, 16, se estendendo até domingo, 20. Vale ressaltar que os campeões por modalidade ficam classificados à fase estadual que será realizada em Belém, no período de 14 a 18 de outubro.
A previsão da Seel é pela participação de mil atletas. “Estamos nos preparando para recebê-los”, disse a secretária Renilce Nicodemos, que não esconde a emoção em ter retomado as ações do Joapa. “Quero já agradecer ao governador Simão Jatene e a todas as prefeituras que apoiaram a Seel durante as fases regionais. Eu fico emocionada quando vejo o brilho no olhar de cada atleta, que chega para competir e sai com o sentimento de dever cumprido”, completou a secretária.
Suor – As competições em Itaituba exigiram um bom condicionamento físico dos atletas. O calor acima de 34 graus não chegou a comprometer o resultado em quadro, mas foi carrasco para quem disputou as partidas finais nos pênaltis como no futsal masculino e feminino. No feminino, Altamira derrotou Rurópolis e no masculino, Altamira venceu Itaituba. No final das partidas quase não havia ânimo para comemorar. Os atletas estavam exaustos. “Muito calor, mas pelo Joapa vale a pena”, disseram.
Em Itaituba, que tem paixão pelo futsal e realiza uma competição denominada de Copa Ouro com três mil pessoas em quadra, o público marcou presença todos os dias. Até a prefeita Eliane Nunes de Oliveira, esteve na quadra para entregar a premiação e também festejar junto com sua delegação a conquista do primeiro lugar na pontuação geral do Joapa. “Estamos muito felizes e queremos agradecer ao governo do Estado e a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer pela parceria, pela confiança que depositaram em nosso pessoal”, disse a prefeita, sempre muito assediada pelos jovens. “Tive a felicidade de realizar o Joapa quando era secretária de Educação, e agora, como prefeita, portanto, só a agradecer por esse evento”, completou.
O secretário municipal de Esporte de Altamira, Eliton Pedrosa, que também marcou presença em quase todos os jogos, estava emocionado na hora da despedida. “Quero agradecer a Seel pela beleza da competição do Joapa. Todos estão de parabéns”, disse, já antecipando o interesse em sediar a próxima fase regional sudoeste do Joapa em 2016. Altamira esteve na regional com delegação grande, com ônibus e infraestrutura necessária para enfrentar uma viagem de dez horas pela rodovia Transamazônica. “Saímos confiantes com segundo lugar na pontuação geral”, completou o secretário.
A fase sudoeste do Joapa 2015 reuniu os seguintes municípios: Altamira, Itaituba, Rurópolis, Trairão, Uruará e Vitória do Xingu.

Resultados por modalidades
Basquete masculino
Altamira – campeão
Itaituba – vice-campeão
Futsal feminino
Altamira – campeão
Rurópolis – vice-campeão
Itaituba – terceiro lugar
Futsal masculino
Altamira – campeão
Itaituba – vice-campeão
Vitória do Xingu – terceiro lugar
Futebol de areia masculino
Itaituba – campeão
Trairão – vice-campeão
Handebol feminino
Altamira – campeão
Itaituba – vice-campeão
Handebol masculino
Itaituba – campeão
Altamira – vice-campeão
Uruará – terceiro lugar
Voleibol feminino
Itaituba – campeão
Rurópolis – vice-campeão
Voleibol masculino
Itaituba – campeão
Vitória do Xingu – vice-campeão
Altamira – terceiro lugar
Tênis de mesa – feminino
Rainele Geovane Lopes – Itaituba
Dandara Pinto de Almeida – Itaituba
Tênis de mesa – masculino
Raimundo Nonato Porto – Itaituba
Raimundo Osvaldo Leite – Itaituba
Luiz Alexsandro dos Santos – Altamira
Alef Iuri de Souza Silva – Vitória do Xingu
Fonte – Boletim final do Joapa/Seel
Tecnologia do Blogger.