CORPO DE BOMBEIROS RECEBE HOMENAGEM DA CÂMARA MUNICIPAL. DE INICIATIVA DO VEREADOR WESCLEY THOMÁZ, A MOÇÃO FOI PELOS 133 ANOS DE FUNDAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

Por Mauro Torres/SBT

O Corpo de Bombeiros do Pará foi criado em 24 de Novembro de 1882 através de uma Portaria Provincial, que vinculou a unidade à Polícia Militar do Estado. Foi só com cento e sete anos de história que a instituição se tornou independente, adquirindo mais autonomia. Até hoje, o Corpo de Bombeiros paraense construiu uma história de vitórias e superação, estando presente nos locais mais distantes do Estado, onde a instituição só atua em situações de emergência, salvando bens e pessoas. Ao todo, são trinta e cinco unidades, grupos e subgrupos espalhados pelo estado. Itaituba tem o privilégio de abrigar o sétimo dos quinze GBMs, que compõe o aparato logístico e operacional, empregado sob a experiência de um efetivo de mais de 3 mil homens e mulheres, desde soldados até tenentes-coronéis. A história do Corpo de Bombeiros em Itaituba data de 2006, são apenas nove anos, mas o suficiente para deixar a assinatura dessa importante instituição, não só aqui, mas em toda a região do Tapajós.

“Ser bombeiro é dedicar seu tempo, seu dia-a-dia e a sua atenção e carinho à arte de salvar vidas. Quando escolhemos essa profissão, assumimos o compromisso de trabalhar em parceria com a comunidade, em operações diuturnas, seja em qualquer lugar, em qualquer condição, independente das intempéries e das adversidades, seja em ambiente urbano, rios, selvas, enfim. O reconhecimento nos fortalece”, disse o tenente Cléber Luiz, subcomandante do 7º GBM de Itaituba.

A jovem Uiliane Guimarães é cabo do Corpo de Bombeiros. Ela é formada em matemática; poderia estar lecionando em uma universidade, mas decidiu incorporar à instituição por iniciativa própria e também por uma questão de oportunidade.

“Foi, sim, por uma questão de oportunidade, mas, ao conhecer a realidade do bombeiro, me identifiquei com essa missão e não me imagino fazendo outra coisa”, resume a cabo Uilliane.

Homenagem – São os soldados do fogo que compõe uma das instituições mais conceituadas em todo o país. Aqui, particularmente o bombeiro paraense, comemora 133 anos de fundação, e é homenageado na Câmara Municipal, em uma moção de aplausos de iniciativa do vereador Wescley Thomáz. Reconhecimento mais do que merecido para quem dedica sua própria vida em defesa de outras vidas.

“Para nós, é como uma obrigação, um dever social reconhecer o trabalho do bombeiro, que trabalha enquanto estamos no conforto do nosso lar. A Câmara não poderia deixar de fazer esse reconhecimento. Paralelo a essa homenagem, a Câmara também vai trabalhar para tornar a ‘Corrida do Fogo’ um evento integrante do calendário de eventos do município”, disse o vereador.
Tecnologia do Blogger.