PMV vai fortalecer gestão ambiental em 44 municípios do Pará

O final deste mês de janeiro será marcado por um importante avanço em um dos principais objetivos do Programa Municípios Verdes (PMV): o fortalecimento da gestão ambiental municipal. Do dia 25 ao dia 28, uma caravana formada por técnicos que fazem parte da equipe irá lançar as Bases Locais do programa em oito municípios do estado: Tailândia, Dom Eliseu, Santarém, Itaituba, Marabá, Redenção, Altamira e Almeirim.
O acompanhamento nos polos – que vão atender 44 municípios das regiões nordeste, oeste, sudeste e sudoeste do Pará, será feito in loco pelos técnicos da empresa Floram, contratada para contribuir com ações de mobilização para a realização de pactos locais, para o monitoramento e controle do desmatamento e implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) nas localidades.
Participam do evento secretários municipais de meio Ambiente e de Agricultura, Sindicatos de Produtores Rurais; Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará); Prestadores de Serviço de ATER/ATES públicos e privados; Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária); universidades (cursos de graduação, pós-graduação e extensão envolvidos), Faepa (Federação sa Agricultura e Pecuária do Pará), Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Organizações não Governamentais (ONG's) e demais atores das governanças locais.
A finalidade do evento de lançamento nos municípios é apresentar aos representantes do governo municipal, sociedade civil organizada e produtores rurais, a Base Local e suas atribuições. Além disso, o encontro visa fortalecer o vínculo entre estes atores e conscientizá-los sobre a importância de um trabalho conjunto para a redução do desmatamento ilegal.
Cronograma:
25/01 - Lançamento da Base Local em Almeirim e Itaituba (tarde) 
26/01 - Lançamento da Base Local em Dom Eliseu e Marabá (manhã) 
27/01 - Lançamento da Base Local em Redenção (tarde); Santarém e Altamira (manhã)
28/01 - Lançamento da Base Local em Tailândia (manhã) 
Bases Locais e municípios atendidos:
Base Local Tapajós: Santarém, Prainha, Mojuí dos Campos, Belterra, Óbidos, Monte Alegre, Aveiro e Alenquer.
Base Local Almeirim: Almeirim, Porto de Moz, Gurupá.
Base Local Altamira: Altamira, Anapú, Brasil Novo, Medicilândia, Pacajá, Senador José Porfirio, Uruará, Vitória do Xingu.
Base Local Dom Eliseu: Dom Eliseu, Ipixuna do Pará, Paragominas, Rondon do Pará, Ulianópolis.
Base Local Itaituba: Itaituba, Jacareacanga, Placas, Novo progresso, Distrito de Castelo dos Sonhos (Altamira), Rurópolis, Trairão.
Base Local Marabá: Itupiranga, Bom Jesus do Tocantins, Marabá, Novo Repartimento.
Base Local Redenção: Santa Maria das Barreiras, Santana do Araguaia, Redenção, São Félix do Xingu, Cumarú do Norte.
Base Local Tailândia: Goianésia do Pará, Igarapé-Miri, Jacundá, Moju, Tailândia.
Programa Municípios Verdes
O projeto, até então o maior já aprovado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no valor de R$ 82,4 milhões – visa apoiar o combate ao desmatamento e à degradação florestal no Pará por meio da consolidação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e do fortalecimento da gestão ambiental municipal.
Tecnologia do Blogger.