Itaituba homenageia velhas águias da aviação dos áureos tempos do ouro

Encontro reuniu amigos que revolucionaram a aviação da região do Tapajós

O Brasil do ouro, cantado em prosa e verso pelo saudoso Amilton Ramos, e que em muito contribuiu para a economia de nossa cidade, se fez presente pelas asas dos indômitos pilotos ou agora as chamadas ”Velhas Águias” que se reencontraram pela primeira vez para relembrar o auge da aviação, e contar “causos que ficaram para sempre em suas memórias”. Mas para o sucesso do evento uma ferramenta foi fundamental. Não fosse o WhatsAp talvez os pilotos não pudessem se encontrar.
Reencontro de velhos amigos do ar foi bastante comemorado em Itaituba
Reencontro de velhos amigos do ar foi bastante comemorado em Itaituba
O comandante Leo e outros pilotos iniciaram uma busca pelas redes sociais e o WhatsAp foi localizando um por um. Do total de 130 pilotos que estiveram em Itaituba voando na chamada febre do ouro, cerca de 80 deles foram encontrados. A festa foi iniciada quando os mestres de cerimônia falaram o nome, a cidade onde vivem e o período em que os pilotos voaram em Itaituba. Num momento emocionante foi concedido um minuto de silêncio in memorian dos pilotos que morrerem quando estavam em atividade profissional, em sua maioria vítimas de acidentes.

Darlan Riker foi homenageado no evento
Darlan Riker foi homenageado no evento
O evento ocorreu no sábado, dia 7 e contou com a parceria da TV Tapajoara, sob comando de Ivan Araújo e sua equipe de jornalistas, cujo evento teve como cerimonialistas Samia e Márcio. Em meio ao evento foram entregues cinco placas de honrarias com o símbolo da águia para cinco pilotos representando a categoria, cada um por seu diferencial e sua contribuição a aviação civil garimpeira.

 Foram feitas homenagens especiais para cinco pilotos que já não estão mais na ativa, porém, foram importantes na aviação, sendo eles Marcos Vinícius, Antônio Garcia Bernardes, Vagner Domingos da Fonseca (Pai Velho) e comandantes Darlan e Galdino Flávio de Almeida. Um fato que tornou famosa a aviação da garimpagem mundialmente chamou a atenção pela presença do piloto Liotto, um dos protagonistas da cena quando um avião conseguiu pousar sobre o dele que estava taxiando no momento do episódio. O piloto do segundo avião que era conhecido por Xerife, já faleceu.
Comandante Galdino Flávio recebendo homenagem
Comandante Galdino Flávio recebendo homenagem

Um vídeo histórico montado pela TV TAPAJOARA evocou imagens de uma era que ficará para sempre nas lembranças de todos que estiveram no primeiro encontro.  

Um mini documentário com imagens de vários pilotos em plena atividade nos garimpos da região e que estavam na festa. Para o comandante Flávio, esse primeiro Encontro de Pilotos da Região do Tapajós é um evento marcante na vida de todos que estiveram presentes, sendo que uma grande parte dos 80 participantes ainda está em franca atividade profissional.

Comandante Liotto e o jornalista Nazareno Santos
Comandante Liotto e o jornalista Nazareno Santos
De acordo com os organizadores do evento, que foi comandando pelo comandante Léo Rezende, se fizeram presentes pilotos que estão morando atualmente em diversos estados brasileiros, do Rio Grande do Sul a Manaus.

Pilotos antigos com o advogado José Antunes
Pilotos antigos com o advogado José Antunes


Encontro reuniu velha guarda da aviação da região do Tapajós
Encontro reuniu velha guarda da aviação da região do Tapajós

Comandante Flávio e velhos amigos de profissão
Comandante Flávio e velhos amigos de profissão
O Primeiro encontro teve como atrações artísticas as bandas Itaitubense Gotas de Oceano (Rosimary Nascimento) e Mistura Brasileira, sendo que a primeira no estilo do Reggae versando em vários ritmos e Mistura Brasileira com repertório eclético de MPB à jovem guarda. No domingo pela manhã a programação foi concluída com o encontro dos pilotos e convidados na Chácara do empresário Juarez da Jandaia, com um churrasco

Fonte: Jornal O Impacto
Tecnologia do Blogger.