Santarém: Celpa revitaliza área comercial com Projeto Centro 100%

A iniciativa deve instalar novos padrões de medição em imóveis do centro de Santarém

Neste mês de outubro, a Celpa iniciou o Projeto Centro 100%, no Belo Centro, localizado na avenida Lameira Bittencourt, em Santarém. A iniciativa consiste na substituição do sistema de medição CP Rede (conhecido como olhão) pelo padrão convencional de ligação de energia elétrica, além da substituição dos condutores dos circuitos de baixa tensão, por condutores isolados. 

O cronograma de trabalho é feito de acordo com as necessidades dos proprietários das lojas a fim de evitar maiores transtornos ou prejuízos aos mesmos. Serão atendidas cerca de 40 contas contratos (antigas unidades consumidoras), somente na área do Belo Centro, que vai da praça da Matriz até a avenida 15 de Novembro. Outras áreas do centro comercial também estão no cronograma de ações que será executado ainda este ano.

De acordo com o líder técnico de Serviço de Rede, Márcio Rêgo, que coordena o projeto, a troca do padrão de ligação não tem nenhum custo para o cliente. “Esse usuário não terá qualquer gasto pois ele já estava ligado à rede da concessionária no local onde estamos realizando o trabalho. Entretanto, os clientes que solicitam uma ligação nova ou um aumento de carga, passando de monofásico para trifásico, por exemplo, devem preparar seu padrão para serem ligados à rede”, explica Márcio.

Para o executivo da área de Serviço de Rede da Celpa, Danilo Almeida, o objetivo do projeto, além de reduzir da poluição visual, é evitar curtos circuitos nas ruas do Belo Centro. “O novo padrão de medição é bem mais seguro que os ‘olhões’, que costumavam ter uma vida útil curta e, em alguns casos, chegavam a causar prejuízos para a população”, avalia Danilo. 

Para o cliente, o padrão convencional de ligação possibilita maior controle do consumo mensal, pois é instalado no limite da propriedade com a rua e por este motivo é o modelo utilizado pelas concessionárias de energia brasileiras. Por outro lado, nas áreas ainda não contempladas pelo projeto, a Celpa está intensificando a manutenção preventiva e limpeza das lentes do sistema de medição CP Rede (conhecido como olhão).

A empresa reforça estas ações de manutenção para garantir o bom funcionamento do equipamento, a leitura e a continuidade do processo até que todos os padrões sejam trocados.

Tecnologia do Blogger.