MPF pede indenização para indígenas agredidos em operação no Pará

Do G1 PA
O Ministério Público Federal (MPF) entrou com ação na Justiça para cobrar da União R$ 10 milhões em indenização a indígenas vítimas da operação Eldorado, realizada pela Polícia Federal em 2012, que resultou na morte de um índio e em lesões permanentes a outros na aldeia Teles Pires, na Terra Indígena Kayabi, em Jacareacanga, no sudoeste do Pará. O G1 entrou em contato com a Polícia Federal e aguarda um posicionamento.
Segundo o MPF, operação foi executada pela Polícia Federal com apoio da Força Nacional de Segurança Pública, Fundação Nacional do Índio (Funai) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama). O objetivo era combater garimpos ilegais.
De acordo com as investigações do órgão, apesar de ter sido realizada reunião entre policiais e indígenas para buscar entendimento sobre como seria feita a destruição de balsas com dragas de garimpo, antes da concordância dos indígenas um grupo de agentes foi à aldeia para a destruição de uma das balsas ancoradas no rio Teles Pires.
Ao tomarem conhecimento que a operação policial iria ser feita, alguns indígenas tentaram retirar do interior da balsa que seria destruída bens que poderiam ser aproveitados pela comunidade, como geladeira, fogão e freezer.
A ação teria causado um desentendimento entre os policiais e os indígenas, que acabaram sendo atacados a tiros, com bombas de gás lacrimogêneo e bombas de efeito moral, segundo o MPF. Vários indígenas ficaram feridos, alguns com sequelas permanentes, e o índio Adenilson Kirixi Munduruku morreu.
De acordo com a ação, o valor da indenização solicitada na Justiça deverá ser aplicado em políticas públicas educacionais e de saúde em benefício dos indígenas, sob a coordenação da Fundação Nacional do Índio, a partir de definições das próprias comunidades.
Tecnologia do Blogger.