Itaituba: POLICIA CIVIL REALIZA OPERAÇÃO QUE TENTA ACABAR COM O FURTO DE ENERGIA

A Policia Civil de Itaituba, através da Superintendência Regional  do Tapajós, ao comando do delegado Vicente Ferreira Gomes, está desde manhã da última terça-feira (06), realizando uma operação que visa detectar e coibir furtos de energia em Itaituba. Policiais civis, acompanhados de técnicos da Celpa, um perito do Instituto Médico Legal - IML, estão visitando alguns comércios da cidade.

Alguns furtos de energia foram detectados, e outros já tinham sido detectados anteriormente. Alguns comerciantes, foram detidos. Segundo informações, esses comerciantes, são reincidentes e foram detidos pela policia, para serem ouvidos na Superintendência do Tapajós. A Operação continua por mais alguns dias. Essa Operação, tenta coibir e diminuir o furto de energia em Itaituba, que ultimamente está com o índice muito alto.

A Celpa informa que o furto de energia (ligações clandestinas) é um procedimento irregular que gera prejuízos a toda a sociedade, como interrupções no fornecimento e oscilações no nível de tensão.
O furto de energia é crime e quem o pratica pode ser enquadrado em dois artigos do Código Penal Brasileiro: o 155 (furto), parágrafo 3º, que tem como pena prevista 1 a 4 anos de reclusão e multa; e o 265, que trata de atentado contra a segurança de serviço de utilidade pública e prevê pena de reclusão de 1 a 5 anos, além de multa.

A Celpa orienta os consumidores a denunciar essa prática ilegal pelo número 0800 091 0196. Informa ainda que com os furtos de energia, acontece também a sonegação de impostos, como o Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS), a Contribuição para custeio da Iluminação Pública (CIP), o Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Confins), que vêm incluídos nas contas de energia elétrica e cujos recursos arrecadados são repassados integralmente aos governos Federal, Estadual e Municipal.
Tecnologia do Blogger.