Santarém: Hospital Regional consolida a formação de profissionais em saúde

O desenvolvimento e fortalecimento da área acadêmica, a fim de se consolidar como centro formador de profissionais da área da saúde, foi uma das prioridades do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, no oeste do Pará, em seus 10 anos de funcionamento. O HRBA é habilitado como Hospital de Ensino desde 2014, tendo como missão institucional aliar o ensino e a pesquisa à assistência aos usuários.

Em 10 anos, o HRBA realizou 163 projetos de pesquisa. Nos últimos dois anos, a unidade recebeu mais de 2.300 estudantes, das mais diversas áreas. Para o diretor-geral do hospital, Hebert Moreschi, a responsabilidade é gerar e disseminar conhecimento por toda a região, além de proporcionar qualificação acadêmica e científica. “A nossa atuação na área da saúde é também para que os municípios vizinhos possam estar absorvendo esses profissionais formados no Hospital Regional”, acrescentou.

Residente de cirurgia geral, Vinícius Savino ressaltou que a unidade é um cenário vasto para análises médicas. “O hospital, acima de tudo, é uma escola. Tenho certeza que o nível de excelência em que eu estou inserido aqui não deixa a desejar a outros locais do país. Espero, futuramente, poder contribuir também para os outros que virão fazer residência”, declarou ele, ressaltando que os profissionais responsáveis pelos ensinamentos, aliando teoria e prática, “são capacitados e sempre estão dispostos a contribuir”.

Oportunidades - O hospital oferece 33 vagas em 12 especialidades de residência médica, nas áreas de anestesiologia, cancerologia clínica, cancerologia cirúrgica, cirurgia geral, clínica médica, ginecologia e obstetrícia, infectologia, medicina da família e comunidade, neurocirurgia, ortopedia e traumatologia, e pediatria.

Além da residência em medicina, o Hospital Regional dispõe de 27 vagas, em seis áreas, destinadas à residência multiprofissional, que atende especialidades no programa Atenção Integral em Ortopedia e Traumatologia, nas áreas de enfermagem, farmácia, fisioterapia, psicologia, serviço social e terapia ocupacional.

Integração - Breno Ferreira, residente na área de farmácia, avalia que a instituição é apropriada para o desenvolvimento de pesquisas. “O Hospital Regional tem sido uma grande escola para mim, além de ser um dos melhores locais onde eu pude estar, estagiando ou trabalhando. Também promove cursos de atualização e busca integrar os residentes. O hospital não fecha os olhos para gente, sempre ouve nossas sugestões e nos dá oportunidades”, afirmou.

O diretor de Ensino e Pesquisa, Luís Fernando Gouvêa, ressaltou que a unidade já foi campo de aprendizagem até para alunos de outros países. “Desde a sua certificação como hospital de ensino, e até antes, o HRBA vem estreitando laços da assistência com a área de formação de profissionais”, afirmou. “Então, o Hospital Regional é uma referência não só pela assistência, mas também pela formação, seja em estágios, residências, visitas técnicas e pesquisas. Já recebemos alunos de outros países. E isso tudo demonstra a qualidade e oportunidade de aprendizagem dentro da equipe profissional, compartilhando conhecimento”, enfatizou.

Luiz Gouvêa lembrou os trabalhos elaborados anualmente e apresentados em eventos científicos. “Também temos projetos que são realizados em parceria com instituições de ensino superior, em que os alunos auxiliam na condução de alguns projetos, que melhoram e dinamizam a parte do cuidado, da humanização”.

Referência - O Hospital Regional do Baixo Amazonas é uma unidade pública de saúde pertencente ao Governo do Pará, e administrado, desde 2008, pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, mediante contrato de gestão firmado com a Secretaria de Estado de Saúde Pública.

A unidade atende casos de média e alta complexidade, sendo referência em ensino e pesquisa na região amazônica. O HRBA foi o primeiro hospital público do Norte a conquistar o certificado máximo de qualidade, ONA 3 – Acreditado com Excelência. Em 2016 foi considerado o melhor hospital público do Norte e Nordeste do Brasil.

Por Joab Ferreira

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.