Celpa realiza operações especiais para garantir segurança aos foliões no Carnaval

Equipes da Celpa ficarão de plantão para atender situações emergenciais envolvendo a rede elétrica no período do carnaval

Para este período do carnaval, a Celpa elaborou um plano de ação com o intuito de levar mais segurança aos foliões dos municípios localizados nas regiões Oeste e Centro-Oeste do Pará. Essa ação visa levar o fornecimento seguro de energia, além de garantir que situações de emergência envolvendo a rede elétrica, possam ser solucionadas de forma rápida, evitando prejuízos durante a folia.

No período de 25 a 28 deste mês, equipes da Celpa realizarão operações no município de Santarém, no horário de 18h às 6h, enquanto outra equipe ficará na subestação Tapajós, das 22h às 3h. Duas equipes extras vão atuar entre 14h e 2h da madrugada, em toda a cidade.

Segundo o líder da área de Serviço de Rede, Márcio Rêgo, um trabalho preventivo vem sendo desenvolvido no município de Santarém desde o início do ano, com o objetivo de evitar falta de energia e oscilações, por meio do Projeto “Santarém 100 por Cento”. A ação que já vem obtendo resultados satisfatórios promete ser eficaz na área onde haverá o desfile de blocos carnavalescos. “Em vários pontos, tanto da zona urbana, quanto rural, foram feitos reparos e trocas de equipamentos para dar maior garantia aos consumidores, principalmente nesse período de inverno”, explica.

Além de Santarém, a ação da Celpa atenderá Alter do Chão, onde a concentração dos foliões é intensa nessa época do ano. Seguindo a programação da vila, que inclui o desfile de blocos de empolgação nos dias 26 e 27 deste mês, a concessionária terá equipe de plantão na subestação Muiraquitã que abastece a rede de energia da vila balneária. Nos dias que antecedem a festa, as equipes vem desenvolvendo serviços preventivos como poda de árvores e manutenção nos transformadores.

De acordo com Sérgio Leandro Marinho, da Gerência de Operação do Sistema, a preocupação da Celpa é contribuir da melhor forma possível com os festejos carnavalescos. “Para isso, realizamos serviços de manutenção preventiva e melhorias na rede elétrica dos circuitos da festa”, conclui Sérgio.
O planejamento ainda envolve um esquema especial de atendimento às solicitações de emergências nos municípios de Óbidos, onde ocorre o Carnapauxis, que atrai brincantes de várias lugares do Brasil, além dos municípios de Itaituba, Belterra, Oriximiná, Mojuí dos Campos, Alenquer e Monte Alegre.
No município de Altamira, região centro-Oeste, as equipes da Celpa ficarão a postos para solucionar problemas na rede de alta tensão, caso seja necessário.  

Ligações Provisórias
Para quem busca alternativas de uma renda extra durante o Carnaval, com a criação de pontos comerciais em ruas, avenidas, praças, entre outros locais, a Celpa já dispõe do serviço de ligação Provisória. Para solicitar o serviço, o empreendedor deve apresentar nas agências de atendimento da Celpa, com até 15 dias de antecedência, os seguintes documentos: o Registro Geral (RG) e o CPF do responsável. Ele também deve informar os equipamentos que serão utilizados no ponto comercial, o período em que vai utilizar o comércio e a carga instalada, além do endereço correto, com referências, do quiosque. A partir daí será gerada uma fatura, que poderá ser paga em qualquer agente arrecadador e deve ser apresentada no ato da ligação. Durante as festividades do Carnaval, a Celpa também atuará com equipes de fiscalização para evitar o furto de energia e, assim, garantir a segurança dos trabalhadores e foliões, que buscam programações nos balneários e interior do estado do Pará
Tecnologia do Blogger.