Celpa regulariza clientes no oeste do Pará

Ligações irregulares na rede de distribuição podem causar transtornos e acidentes à população

Atenta aos procedimentos irregulares realizados na rede de distribuição, sobretudo em áreas de invasões, a Celpa vem intensificando as ações de regularização, adequação e melhoria do sistema nessas localidades.  Desde o mês passado a concessionária iniciou um trabalho nas chamadas ‘gambiarras’, no município de Oriximiná, localizado no oeste do Pará. Na primeira etapa da ação, estão sendo beneficiadas mais de 344 famílias com energia mais segura.

Para regularizar as áreas de São Lázaro, São Francisco, Penta, Lixão e São José, a Celpa está investindo mais R$ de 700 mil. O recurso será utilizado para realizar a implantação de 252 postes, 11 transformadores, 7.171 metros de cabos de baixa tensão e 8.15 metros de cabos de média tensão. A expectativa é que o trabalho seja concluído até o mês de abril.

De acordo com o técnico da Celpa, Jorge Barbosa, além de representar risco de morte, as gambiarras prejudicam toda a sociedade. “ Uma vez que ligações são feitas fora dos padrões de segurança, as pessoas ficam expostas ao perigo real de acidentes, que muitas vezes podem ser fatais. A gente sempre orienta que só profissionais treinados e habilitados podem entrar em contato com a rede elétrica”, explica Jorge.

Barbosa ressalta ainda que as áreas de gambiarras são aquelas onde não existe rede elétrica regular e as ligações feitas por terceiros são de forma extremamente precárias, sem qualquer atenção à qualidade e segurança. “A maioria dessas ligações é feita com arames farpados e cabos variados, sem a mínima proteção”, disse o técnico, reforçando que energia elétrica é coisa séria e requer extrema segurança.

Outro agravante provocado pelas ligações irregulares está relacionado a sobrecarga na rede elétrica. Esse fator contribui para as oscilações do fornecimento de energia elétrica, comprometendo a qualidade do serviço. Essa instabilidade possibilita inúmeros riscos, a queimas de equipamentos eletroeletrônicos é um exemplo.

Tecnologia do Blogger.