20 de abr de 2017

DSEI RIO TAPAJÓS REALIZA I REUNIÃO AMPLIADA DO CONTROLE SOCIAL, ENTREGA DE EQUIPAMENTOS E COMEMORAÇÃO DO DIA DO INDIO.



O Distrito Sanitário Especial Indígena Rio Tapajós através Conselho Distrital de Saúde Indígena realizou de 12 a 14 de Abril de 2017 a I Reunião Ampliada do Controle Social da qual teve como pauta principal a Eleição da nova presidência do CONDISI DSEI RT, Discussão da Força de Trabalho e o Dia “D” para fortalecimento do Controle Social da Saúde Indígena, estiveram presentes as etnias em sua maioria: Munduruku e Kayapó.

Oportunamente foram convocados os novos membros do CONDISI, sendo 50% usuários, 25% gestão e 25% trabalhador totalizando 24 membros, durante o processo de eleição fora manifestado apenas uma única chapa composta por Marisa Kabá Munduruku Presidente e Sandro Paygo Munduruku Vice-presidente, que, em votação teve 20 votos computados a favor e os 4 votos ausentes foram dos membros que não compareceram a reunião. Sendo eleita por unanimidade pelo os membros do CONDISI Marisa Kabá Munduruku presidente e vice Sandro Paygo Munduruku do CONDIS DSEI RT biênio 2017/2019, sendo empossados em seguida.

Após o termino da eleição do CONDISI fora discutido a Força de Trabalho na saúde indígena, estavam presentes todos os 139 caciques lideranças das aldeias pertencentes ao Dsei Rio Tapajós, ainda o conselho distrital eleito e empossado. Esteve presente na reunião a Coordenadora Executiva do Fórum Nacional de Presidentes dos CONDISI’s - FPCONDISI Lucinha Tremember e Marcos Antônio da Silva Pádua Assessor Jurídico do Controle Social SESAI/Brasília, estes aprestaram as lideranças e conselheiros presentes as formas de contratação com suas vantagens e desvantagens, onde fora decidido por unanimidade dos presentes que continue a forma de contratação CONVÊNIO.

A Coordenadora Distrital Cleidiane Carvalho esteve presente durante toda a reunião e enfatiza que o processo eleitoral é democrático e que a decisão em sua maioria demonstra que a população tem domínio sobre conhecer de fato o Regimento do CONDISI e que levam a serio esse processo, do qual é de suma importância junto à gestão para que a Politica de Saúde Pública seja soberana no território.
Ainda no território a coordenadora Cleidiane Carvalho realizou entrega de equipamentos nos dias 15 e 16 de abril, nas aldeias Kabá Iboy, Aldeia Monte Alegre e Jacarezinho, na oportunidade foram entregues 3 voadeiras modelo rabeta, com capota e bancos acolchoados, 1 motor grupo gerador e 1 bomba d’água.

Os Caciques Raimundo Kabá, Dolores Karo Munduruku e Osmarino Manhuary Munduruku ficaram agradecidos pelo o recebimento das voadeiras e demais equipamentos e afirmaram zelarem pelo os bens recebidos. Agradeceram a equipe do Dsei RT presente durante a entrega e ressaltaram o empenho dos Secretarios SESAI, aonde estes vem dando continuidade dos serviços de saúde para a população indígena.

E hoje, dia 19 de abril, Dia Nacional do Índio a Casa de Saúde do Índio de Itaituba - PA, através da coordenadora de enfermagem Ângela Braga e sua equipe multidisciplinar de saúde promovem uma atividade de valorização da cultura indígena com a presença das etnias Munduruku e Kayapó, com danças, musicas e alimentação tradicional, ainda pinturas culturais do povo Munduruku. 

A Coordenadora da casai enfatiza que “é de suma importância o fortalecimento da cultura no ambiente da casa de saúde, uma vez que, as famílias indígenas necessitam sentir-se bem acolhidas em um ambiente que proporcione conforto como se eles estivessem em suas aldeias de origem” disse a coordenadora Ângela Braga, enfermeira há 12 anos na saúde indígena. O evento contou com a presença com coordenadora Distrital Cleidiane Carvalho, da qual recebeu uma homenagem dos povos indígenas por sua luta em busca de saúde melhor para a população indígena de jurisdição do Dsei Rio Tapajós. 

PM prende em Jacareacanga foragido da justiça de Itaituba

No ultimo domingo (13),  Policiais Militares da UIPP de Jacareacanga prenderam Valdinei Cardoso Costa (foto). Contra ele há um mandado d...

Postagens mais visitadas