Jacareacanga: CACIQUES E LIDERANÇAS MUNDURUKUS VÃO A CÂMARA DE JACAREACANGA PROTESTAR CONTRA 4 VEREADORES

                            



Na manhã desta sexta-feira (02) quando na sessão legislativa da Câmara Municipal de Jacareacanga, parecia ser tranquila, os ânimos esquentaram, quando os caciques, lideranças e guerreiros indígenas Mundurukus, se manifestaram contra 4 vereadores. Depois de lido do grande expediente e das apresentações de requerimento dos vereadores, o presidente da casa Acélio Aguiar, abriu a palavra aos caciques, guerreiros e lideres Munduruku, já que as lideranças Munduruku, solicitaram o espaço ao presidente da casa.

O primeiro a falar, foi o Cacique Solano Kabá Munduruku, que pediu que os indígenas Mundurukus, fossem olhados com respeito e responsabilidade, e não como qualquer um, e disse que, os vereadores que são o legisladores do povo, em vez de estarem solicitando melhorias para o povo Munduruku e ao povo em geral, estão preocupado em afastar o prefeito Raimundinho,  que está trabalhando pelo povo, citando os vereadores Silvinho do Paco Paco, Edileuza Viana, Marcio Queiroz e Antônio Goiano. Ele disse também que, os vereadores estavam ali eleitos, eram para trabalhar pela  melhoria, tanto da saúde, como pela educação. O Cacique Solano, disse ainda que, os vereadores deveriam também solicitar; uma casa de apoio em Jacareacanga, casas de farinhas nas aldeias e transportes dignos aos indígenas, mas ficam querendo empatar quem está trabalhando. 

Já o Cacique Luciano Waru Munduruku,  acusou os vereadores Silvinho do Paco Paco, Edileuza Viana, Marcio Queiroz e Antônio Goiano, de estarem atrapalhando os andamentos dos trabalhos do prefeito Raimundo Santiago, criando situações que não condiz a verdade, quando eles pedem o afastamento do prefeito, de suas funções de gestor “Se ele está cometendo algumas coisa fora da lei, então provem” disse ele olhando fixamente ao vereador Silvinho do Paco Paco.

O Cacique Luciano Saw Munduruku, foi mais além, e disse que da próxima vez que vim a sessão da câmara, iria amarrar os mesmo, já que os mesmo ao se manifestarem contra o gestor, estão se manifestando contra o povo Munduruku. Disse também que, ouviu relatos de indígenas, que o vereador Silvinho do Paco Paco, fala nos quatros cantos da cidade, que os indígenas Mundurukus, só sabem pedir, e que os vereadores Antônio Goiana, Marcio Queiroz e Edileuza Viana, não gostam do povo Munduruku, por isso reuniram na tarde de quinta-feira, quando tomaram a decisão de ir a Câmara de Jacareacanga, pedir providencias contras esses vereadores.

O líder e Professor Ademir Kabá Munduruku, que traduziu todos os relatos dos caciques, que falaram na língua Munduruku, pediu seriedade dos vereadores ao se referir ao povo Mundurku, disse que o seu povo é um povo de luta, que os últimos governantes que passaram por Jacareacanga, têm esquecido os Mundurukus. Ademir disse ainda que, os vereadores, quando são candidatos vão aos aldeias e são bem recebidos, mas quando estão sentado eleitos, esquecem do povo que votou neles.

A Cacique Izaura Kabá Munduruku, falou também do os últimos acontecimentos na politica de Jacareacanga, disse estava indignada com os 4 vereadores. Disse também que os quatros vereadores citados, tem que trabalhar em vez de estarem procurando afastar prefeito, citou as dificuldades que o povo Munduruku passa, na saúde e educação e que até agora os vereadores nada fazem pelo povo Munduruku. A Cacique Izaura, elogiou o presidente da Câmara, vereador Acélio Aguiar, e disse que ele não tem que ficar apneas dois anos a frente da casa e sim quatro anos.

Já o líder dos guerreiros Munduruku, Fabiano Munduruku, foi mais enfático e em dedo em risque em direção ao vereador Antonio Goiano, acusando de junto com os vereadores Silvinho do Paco Paco, Marcio Queiroz e Edileuza Viana, de tramarem contra o prefeito Raimundinho, e disse mais, que o povo Munduruku e conhecido por cortar cabeças de pessoas que lutam contra o povo Munduruku. Fabiano, disse que foi a todas manifestações em Brasília, e que não tem medo de enfrentar quem fica contra o povo Munduruku, falou que em Brasília enfrentou a flecha os policiais federais, mas que não iria ficar de braços cruzados vendo os 4 vereadores, atrapalhar o prefeito que está trabalhando pelo povo.

Um dos vereadores presentes à sessão comentou que nunca tinha visto algo igual. Disse ainda que durante o tempo que ele tem de mandato na Câmara de Jacareacanga, jamais isso tinha acontecido. Disse que já viu vários manifesto do povo Munduruku, mas dessa forma foi à primeira vez. Outras pessoas que estavam ouvindo pela rádio 94 FM a sessão, já que a mesma foi transmitida pela rádio. Alguns moradores de Jacareacanga, ficaram assustadas, segundo eles, é a primeira vez, que vários caciques e lideranças indígenas se deslocam das aldeias à cidade, se manifestar contra vereadores.

No final foi lido um manifesto que estava assinado por todos os caciques e lideranças indígenas, que mostra toda indignação contra os vereadores, e cita especialmente o vereador Silvinho do Paco Paco, onde se referem a ele, como aventureiro e que não sabe de onde ele veio ou como veio parar em Jacareacanga. No manifesto, os caciques e as lideranças Mundurukus, mostram-se solidário ao prefeito Raimundo Batista Santiago, que ultimamente vem sendo perseguido pelos quatros vereadores de oposição, de forma covarde e sem motivo aparente, principalmente pelos vereadores Edileuza Viana, Silvinho do Paco Paco.

Ultimamente o prefeito Raimundo Santiago, tem sofrido diversos tipos de perseguições por parte dos quatros vereadores, principalmente dos vereadores Edileuza Viana e Silvinho do Paco Paco, que tentam de todo as formas, afasta-lo, até junto a Ministério Público, já protocolaram ações, mesmo sem qualquer motivos.


Vale ressaltar, que faz apenas 5 meses que o atual gestor assumir, e é prematuro julgar qualquer gestor pelo pouco tempo de administração.

Dos quatros vereadores citados pelos Caciques Mundurukus, apenas a vereadora Edileuza Viana, não compareceu, mas segundo informações de seu gabinete, ela se encontra na cidade.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.