SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE JACAREACANGA REALIZA AÇÃO CONTRA HEPATITES

A Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã da ultima segunda-feira (24) na frente da Prefeitura de Jacareacanga, uma ação na luta contra as hepatites virais com a realização de teste rápido de hepatite B e C. Nessa ação, também será distribuído kit de preservativos. A ação é em comemoração ao Dia Mundial de Luta contra Hepatites Virais, celebrado na sexta-feira (28).

De acordo com recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), menos de 5% dos portadores tem conhecimento da sua infecção, o que motiva o incentivo ao diagnóstico precoce e o tratamento eficaz. No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Em grande parte dos casos as hepatites virais são doenças silenciosas, e quando os sintomas aparecem a doença já está em estágio avançado. Os sintomas mais comuns são febre; fraqueza; mal-estar; dor abdominal; enjoo/náuseas; vômitos; perda de apetite; urina escura; icterícia (olhos e pele amarelados) e fezes esbranquiçadas.

A vacina contra hepatite B será ofertada nas unidades básicas de saúde, Alto Tapajós e São Francisco. Essa ação é uma a nível nacional que é uma luta contras as hepatites.


Fonte: ASCOM/PMJ

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.