PREFEITO RAIMUNDO BATISTA SANTIAGO REUNIU COM OS CACIQUES MUNDURUKU


Na tarde da última sexta-feira (17), um grupo de caciques Munduruku, estiveram no gabinete do Prefeito Raimundo Batista Santiago. Os caciques estão preocupados com os últimos acontecimentos, no que tange as séries de denúncias infundadas, que administração vem sendo alvo.

O cacique Venâncio e o cacique Luciano, foram enfático em dizer, que precisar saber de onde essas denúncias, estão saindo, já que isso preocupa o povo Munduruku. Os outros caciques também, falaram de suas indignações em relação a atual situação e renovaram o apoio ao prefeito Raimundo Santiago, apoio esse, dado em uma reunião anterior.

Os caciques Munduruku, disseram também, que querem uma aproximação maior entre a Prefeitura de Jacareacanga e a Secretaria da Saúde Indígenas – SESAI, para o bem do povo Munduruku. Eles também, comunicaram ao prefeito, que estavam na reunião do Conselho Distrital de Saúde Indígena – CONDISI, realizada essa semana em Itaituba. Os caciques, também solicitaram informações, sobre o Conselho Municipal de Saúde de Jacareacanga, já que não existe nenhum indígena nesse conselho.

O prefeito Raimundo Santiago, depois de ouvir atentamente os caciques Munduruku, disse que sempre fez o possível, dentro da legalidade, atender os pedidos dos indígenas, e informou aos caciques, que escolas estão sendo concluídas, reformadas e equipadas, dentro das possibilidades. “Não é fácil trabalhar, quando ainda tem pessoas que tentam atrapalhar nosso trabalho. Não é fácil, para nenhum governo se estabilizar, quando você passa a maior parte do tempo se defendendo na justiça de denúncias infundadas, mas acreditamos na justiça, e o município não pode parar e estamos trabalhando e não vamos parar” disse o prefeito aos caciques.

Estiveram com o Prefeito Raimundo Santiago e com o vice-Prefeito Hans Amâncio Kabá, o vice - Cacique Geral, Zé Crixi, e os Cacique Solano Akay – Posto Munduruku, Luciano - Patuazal, Prof. Valdeir Poxo – Missa Velha, Genival Korap – Morro do Careca, Venâncio Poxo – Missão Velha e José Edilson da Aldeia Traíra

Participaram também da reunião, o assessor para assuntos Indígenas do gabinete, Valdenir Borô, chefe do Gabinete, Petrônio Barroso e os vereadores, Rainerecy Quintino, Marcio Queiroz, Giovani Kabá, Antônio Goiano e o presidente da Câmara Municipal de Jacareacanga, Acélio Aguiar.

Fonte: ASCOM/PMJ

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.