Itaituba: Lancha com excesso de passageiros é impedida de viajar

Pelo menos 15 passageiros foram obrigados a descer da lancha Expresso Torpedo III, na hora da partida, nessa sexta feira (15), no terminal hidroviário de Itaituba. Durante o processo de embarque, a falta do fiscal, que estava de folga, fez com que os responsáveis pela lancha permitissem um número maior de pessoas, para viajar na embarcação. Porém, funcionários do terminal hidroviário, acionaram o fiscal, que compareceu imediatamente ao local, acompanhado da capitania dos portos. 
A embarcação atrasou pelo menos 30 minutos, em sua partida que deveria acontecer ao meio dia, e 15 pessoas tiveram que sair. De acordo as normas de segurança da capitania dos portos de Santarém, nas suas especificações de passageiros, um número maior de pessoas caracteriza-se por infração, com pena de multa. E a empresa deverá responder por desobedecer. “Foi constatado a infração, determinado que fossem tirados os excessos, pra que a embarcação navegasse com segurança. Segurança em primeiro lugar”, afirmou o Oficial Veras, da Capitania dos Portos.
A tripulação da lancha escolheu, para sair, os passageiros que desceriam primeiro, em localidades mais próximas de Itaituba, o que despertou muita revolta, naqueles que reservaram a vaga com antecedência, e tiveram que deixar a prioridade para pessoas que pagariam passagem mais caras. Como o caso do comerciante do município de Barreiras, conhecido como “Chico Doido”, “o cara disse que não dar de ir ninguém de Barreiras, comprei a passagem de manhã cedo”, afirmou o homem que não concordava com o ocorrido.
A lancha é visivelmente muito pequena para o percurso entre Itaituba e Santarém, principalmente no período de férias, onde um número maior de pessoas viajam. De acordo com informações de funcionários do Terminal Hidroviário de Itaituba, a empresa atuava até pouco tempo, com uma lancha bem maior, mas substituiu por essa menor que antes só fazia o trajeto entre Fordlandia e Itaituba.
Reportagem: Eduardo Brito, correspondente Portal Giro

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.