Portal Buré

PortalBuré

3 de dez de 2013

3ª dia da 5ª Conferencia Nacional de Saúde Indigena

Vário indígenas de toda a parte do brasil estão participando da 5ª conferencia nacional de saúde indígenas, aqui tem as lideranças tem cobrado por melhoria na saúde das comunidades indígenas desse país. Segue alguns pontos importante que merecem ser destacado abaixo.

Foi notável na conferencia de saúde indígenas que, há um grande interesse de políticos em obter posse da gestão do nosso órgão. e com isso impossibilita de uma atenção justa de saúde em nossas aldeias.

Ficou claro que para melhorar o serviço de saúde é preciso que seja respeitado e executado as proposta aprovada nessa conferencia. é bem lembrado que na 4ª conferencia passada, as proposta que foram criadas pelos parentes bem poucas foram colocadas em praticas.

Os delegados indígenas estão aqui não para servir de propaganda do governo. Só vai ficar bom quando, não existir mais óbito por negligencia do órgão SESAI nas comunidades.

Outro momento importante é que a SESAI devem priorizar a saúde tradicional da comunidade, com os pajés,o uso de medicamento naturais, tradicionais.

Foi lembrado que já existe uma politica de acessibilidade para a sociedade brasileira, só que os indígenas especiais não são contemplados e acabam esquecido. “Aonde tem índios deve ter saúde”(Jeovako Pataxó).

Dr. Antônio Alves Secretário da SESAI, faz abertura da 5 conferencia, e inicia homenageando a Mania Xucuru e  Zilda Arns (coordenadoras da pastoral da criança).

“Sei que muitas delegado fizeram muitos sacrifício para está presente aqui, 1372 delegados eleitos. Essa conferencia foi feito com carinho, para ser melhor para vocês.”…Antonio Alves.
Foto Ararawã


Foto Ararawã

Foto Ararawã


Esta matéria foi publicada originalmente na Rede Índios on Line - www.indiosonline.net

Nenhum comentário:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Itaituba: Elemento morre em troca de tiro com a PM.

Na noite desta quarta feira, 15, a Policia Militar realizou uma operação para prender dois elementos que segundo informações estavam em uma ...

PortalBuré

Portal Buré © 2016. Tecnologia do Blogger.