13 de ago de 2015

Ufopa e Iespes promovem seminário sobre radiodifusão e comunicação alternativa Ufopa e Iespes promovem seminário sobre radiodifusão e comunicação alternativa

O Centro de Formação Interdisciplinar (CFI) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e o Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes) promovem, nos dias 18 e 19 de agosto, o I Seminário sobre Rádio Digital, Rádios Comunitárias e Comunicação Alternativa, em Santarém. O evento pretende abordar a importância da comunicação através do rádio na Amazônia e sua importância para a integração regional e nacional. Também serão analisadas as recentes mudanças na legislação brasileira no setor e as possibilidades abertas pelas tecnologias de digitalização nas frequências de radiodifusão, em especial os padrões em estudo pelo governo brasileiro: DRM+ (Digital Rádio Mondiale – tecnologia aberta com acesso a códigos e aos esquemas eletrônicos para construções de transmissores e receptores digitais) e o HD IBOC High Definition in band on Chanel - tecnologia proprietária de rádio com patentes sob controle da empresa norte americana Ibiquity Digital).
O seminário terá início no dia 18, às 9h, com uma aula pública sobre o tema “Rádios Comunitárias e Comunicação Alternativa”, a ser ministrada pelo Prof. Guilherme Figueiredo, da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), na sala 320, 3º andar do Campus Amazônia da Ufopa (Av. Mendonça Furtado, 2946, bairro Fátima). No dia 19, a partir das 19h, está programada uma mesa redonda para discutir os “Impactos da Digitalização do Rádio na Comunicação na Amazônia”. Além do Prof. Guilherme, da UEA, a mesa redonda contará com a participação do Prof. Paulo Lima (Iespes/Projeto Saúde e Alegria); Profa. Rosa Rodrigues (Iespes/Rádio Rural); o comunicador Sampaio Brelaz e o Prof. Doriedson Almeida (CFI/Ufopa). Essa etapa do seminário será realizada no auditório do Iespes (Rua Dep. Icoaraci Nunes, 3344, bairro Caranazal).
O evento contará ainda com a realização de uma oficina sobre circuitos eletrônicos para recepção DRM+ em receptores analógicos, que deverá ser conduzida pela equipe Oficiber do Laboratório de Aprendizagem Ativa e LABtics da Ufopa. A oficina ocorrerá no Campus Amazônia da Ufopa e será aberta ao público, mas serão ofertadas apenas 10 vagas. Assim como essa, todas as atividades do seminário são abertas ao público em geral e não requerem inscrição prévia. A programação completa do evento pode ser consultada abaixo.
Comunicação/Ufopa

Itaituba: Avião caiu e faz 5 vitimas

Um pequeno avião caiu próximo ao aeroporto da cidade de Itaituba, município localizado no sudoeste paraense na tarde deste domingo (22...

Postagens mais visitadas