23 de ago de 2016

Informativo Celpa: Cuidados com a fiação elétrica na hora de construir

As maiores causas dessas ocorrências estão ligadas a realização de trabalhos muito próximos a rede de energia

Os números de acidentes envolvendo procedimentos incorretos quanto à energia elétrica servem de alerta para a população. De acordo com a Celpa, somente em 2015, foram registradas 23 ocorrências em todo o estado do Pará, sendo que 14 foram fatais. Esses acidentes geralmente estão relacionados ao descumprimento de normas de segurança na construção civil, ao manuseio da rede elétrica por pessoas não habilitadas, ao furto de energia, entre outros fatores.

Segundo o executivo da área de segurança da Celpa, Alex Fernandes, a maioria dos acidentes poderia ser evitado se as pessoas tomassem as devidas precauções. “Uma das maiores causas desses imprevistos está ligada a execução de serviços muito próximos à rede, a exemplo de construções, reformas, pinturas e manutenção de fachadas. Outro fator determinante são os procedimentos relacionados ao furto de energia, onde, na maioria das vezes, pessoas não habilitadas entram em contato com a rede elétrica para realizar a fraude”, explica o executivo.

O ideal é que as edificações mantenham uma distância de, no mínimo, 1,7 metro da fiação elétrica. Nos casos em que o imóvel possua dois pavimentos, com sacada, essa distância deverá ser de 3,0 metros. Já as placas de publicidade, onde periodicamente trabalhadores fazem ações, a distância da rede deverá ser também de 1,7 metros, no mínimo.

O risco de acidente nesses casos é grande, já que por um descuido a pessoa que está trabalhando pode ter algum contato ou até mesmo encostar algum material metálico na rede. “Existem basicamente dois grandes riscos para a população: um é o contato acidental dos materiais metálicos com a rede, e o outro é a proximidade, já que em determinados níveis de tensão não é necessário tocar na rede para levar uma descarga”, explica Alex Fernandes.

Segundo o executivo, antes de se fazer qualquer construção, a pessoa responsável sempre deve verificar a localização da rede de distribuição de eletricidade e manter a distância. “Tomando todos esses cuidados podemos minimizar consideravelmente os números de acidentes provocados pela falta de atenção com a rede elétrica. E reforçamos que somente profissionais habilitados podem fazer procedimentos na fiação”, finaliza Alex.

Confira algumas dicas de segurança para prevenção de acidentes:

-Evitar qualquer tipo de serviço próximo à rede elétrica.
-Nunca toque em aparelhos elétricos com as mãos ou pés úmidos nem os utilize em locais molhados;
-Não instale antenas de TV perto da rede elétrica;
-Sempre contrate um eletricista para realizar consertos nas instalações elétricas internas de sua residência.
-Faça uma revisão na rede elétrica a cada cinco anos;
-Jamais deixe aparelhos elétricos ao alcance de crianças;

-Não utilize benjamins e extensões improvisadas. Isso provoca sobrecarga e problemas nas instalações elétricas. Prefira extensão em paralelo.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Itaituba: Lancha com excesso de passageiros é impedida de viajar

Pelo menos 15 passageiros foram obrigados a descer da lancha Expresso Torpedo III, na hora da partida, nessa sexta feira (15), no termin...

PortalBuré

Portal Buré © 2016. Tecnologia do Blogger.