Celpa instala protetores contra aves na fiação elétrica



O pescador Claudionor de Sousa, 41 anos, comemora com satisfação o resultado. Agora, ele não precisa mais se preocupar em afugentar os urubus que tiravam a paciência dele e a energia da área onde ele mora. Com a capa de proteção colocada pela Celpa nos cabos de média tensão, o problema de falta de energia, que ocorriam com frequência, agora é coisa do passado. 

O pescador ressaltou que, por conta do Porto dos Milagres, pequeno comércio para venda de peixes, o que sobra do pescado tratado no local é despejado à revelia, em muitos casos. Além disso, a área serve como depósito de lixo por pessoas de outros bairros. “Isso tudo acaba atraindo aves como urubus e garças e por não ser um local arborizado, esses animais acabam pousando nos postes e fiações de energia”, explicou. 

O investimento feito pela concessionária vem garantindo satisfação para mais de 200 famílias do bairro Santana, principalmente do residencial PAC/Uruará e os que são abastecidas por dois transformadores modernos e de excelente retorno, o que garante qualidade na energia.
De acordo com o líder técnico da regional Oeste, Márcio Rêgo, a Celpa deve instalar mais dispositivos para evitar as aves em outros do município de Santarém, onde há grandes recorrências. O objetivo é evitar o rompimento da distribuição de energia elétrica. 

As capas protetoras de média tensão são colocadas na rede elétrica próximas aos transformadores de energia. Além de proteger a fiação o material também protege que urubus sejam eletrificados e fiquem presos nos cabos de energia.
Tecnologia do Blogger.