Presos membros de bando interestadual em Santarém

A Polícia Civil de Santarém, oeste do Pará, prendeu dois integrantes de uma quadrilha interestadual de assaltantes de banco com atuação em todo Brasil e em parte dos países ligados ao Mercosul. Os presos são o goiano Carlos Leonor de Macedo, de apelido "Perneta", e o paraense Wagner Castro Pontes, conhecido por "Bin-Laden".
Eles foram capturados em umaação conjunta da Superintendência Regional do Baixo e Médio Amazonas, da Seccional Urbana de Santarém e Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), de Santarém.


A prisão da dupla ocorreu depois de uma perseguição policial na área urbana da cidade. Parte do bando foi preso foi preso, em Minas Gerais. As informações foram divulgadas nesta sexta-feira (27).

No Pará, o grupo criminoso era investigado pelos serviços de Inteligência Policial de três Estados brasileiros e pelo Núcleo de Inteligência Policial do Pará (NIP), sob direção do delegado Alberto Pamplona. Os agentes acompanhavam as presenças de membros da quadrilhaem Santarém e em Itaituba.

Durante as investigações, as equipes da Polícia Civil localizaram os dois acusados, no interior de um carro modelo Peugeot, placa DTR-9518, que usavam para trafegar em Santarém. Ao perceberem que eram seguidos pelos policiais, eles tentaram fugir. Os criminosos foram perseguidos pelas avenidas Curuá-Una e Moaçara, até serem interceptados por uma das equipes policiais.

Após as prisões, os policiais se deslocaram a uma casa alugada pelos acusados, na avenida Castelo Branco, bairro do Livramento. Nesse local, os criminosos montaram uma espécie de base com um aparato logístico capaz de dar suporte às atividades da quadrilha em toda região. Os agentes apreenderam, no imóvel, uma rede de telefonia celular; duas caminhonetes para movimentação em estradas vicinais e um carro Celta para movimentação na área urbana.

Duas pistolas de calibre 9mm foram encontradas no local. Entre os objetos apreendidos estão equipamentos de proteção pessoal, roupas, telefones celulares, uma máscara de carnaval usada nos crimes e ferramentas, além de documentos pessoais utilizados na produção de documentações falsas para financiamento de veículos novos, como forma de sustentar as atividades criminosas.

Conforme os policiais, o preso Carlos Leonor de Macedo, conhecido por "Perneta", já tinha o nome envolvido em investigações por ser apontado como articulador de assaltos a bancos e a empresários da região. O outro preso, por ser morador em Oriximiná, na mesma região, fornecia as coordenadas para as atividades da quadrilha. As investigações mostram que Wagner usava o nome falso de Thiago Ribeiro de Jesus. Ele estava em Santarém, há mais de seis meses, para levantar e repassar informações para atuação dos outros integrantes do bando na cidade. "Todos os bandidos já têm envolvimento em roubos a banco em outros municípios do Pará.

Os presos já cumpriram prisão em cinco Estados brasileiros pelos crimes de roubo, sequestro e homicídios. Eles fazem parte de uma grande rede criminosa com ramificações nos Estados do Amazonas, Pará, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Tocantins e Mato Grosso", explicou o delegado Jardel Guimarães, superintendente regional do Baixo e Médio Amazonas. O policial salienta que, pelas informações coletadas, a previsão era de que os bandidos praticariam um grande roubo na região no período carnavalesco. "Isso foi verificado pelas forças da Segurança Pública, por determinação da Delegacia-Geral e da Diretoria de Polícia do Interior.

Assim, foi montada uma força-tarefa integrada com a Polícia Militar, para localizar e desarticular o bando na região, de forma a manter a segurança e a paz para a população", enfatizou.

Fonte: Polícia Civil

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.