Amazonia terá R$ 100 milhões para combate à malária

Itaituba e Jacareacanga, além de mais 5 municípios do Pará – Anajás, Pacajá, Itupiranga, Novo Repartimento e Tucuruí – serão contemplados com verbas do Fundo Global de Luta contra AIDS, Tuberculose e Malária, aprovado em 2008, e que começa a ser executado em 2010.

Ao todo, são 47 municípios da Amazônia que serão beneficiados com investimentos extra de quase R$ 100 milhões para ações de prevenção e tratamento da malária nos próximos cinco anos.

A Fundação de Medicina Tropical do Amazonas (FMTAM) e a Fundação Faculdade de Medicina (FFM) serão responsáveis pelo gerenciamento administrativo e financeiro do projeto e pela execução de todas as ações

“O Brasil vem conseguindo resultados muito bons em relação à malária, com uma redução de 50% do número de casos entre 2005 e 2008. Esse recurso adicional vai contribuir para qualificar o trabalho nesses municípios que concentram o maior número de casos – com melhoria do diagnóstico e tratamento, a distribuição de mosquiteiros impregnados para proteger as residências, e também de treinamento e mobilização da comunidade. Nossa expectativa é que cheguemos a 2014 com apenas 150 mil casos por ano, uma redução importante e significativa”, disse o ministro Temporão nesta segunda-feira (16), em Manaus, durante a cerimônia de lançamento do projeto brasileiro.

A meta é reduzir em 50% os casos de malária nesses municípios.

Fonte: Jeso Carneiro e Tribuna do Norte

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.