Pará: Governo entregará rodovia que liga Acará à Alça Viária
Da Redação
Agência Pará
A governadora Ana Júlia Carepa inaugura no próximo sábado (16) a primeira etapa da rodovia Perna Sul, que liga o Acará à Alça Viária, próximo à ponte sobre o rio Moju. O trecho tem 14 quilômetros, entre a cidade do Acará até o trevo com a PA-252, beneficiando diretamente a população urbana e rural, e vários setores da economia.
A rodovia foi construída pela empresa Delta Engenharia, com pista de quase oito metros, acostamento, sinalização e sistema de drenagem. Em breve serão instalados abrigos em madeira para atender a população rural, que usa ônibus como meio de transporte.
Com custo estimado em R$ 11 milhões, recursos do Tesouro estadual, o trecho concluído se somará aos 33 quilômetros, do trevo com a PA-252 até a Alça Viária, cujas obras de terraplenagem e sistema de drenagem estão em ritmo acelerado.
Pavimentação - No segundo semestre serão iniciadas as obras de asfaltamento, que devem ser concluídas até o final do ano. Totalmente pavimentada, a Perna Sul criará uma nova opção de tráfego em direção à rodovia BR-010 (Belém-Brasília), interligando os municípios de Acará, Concórdia do Pará e Mãe do Rio. A rodovia desafogará o tráfego na BR-316, e consequentemente na Região Metropolitana, principalmente de caminhões pesados que circulam a partir do porto de Vila do Conde, em Barcarena.
A Perna Sul vai melhorar as condições de transporte na região do Acará, cuja população sempre dependeu do transporte fluvial para chegar à capital. Atualmente, a região passa por um processo de crescimento econômico, graças à instalação de grandes empresas produtoras de óleo de palma e de coco, que vêm gerando emprego e renda.
As cooperativas de produção de frutos também registram crescimento, assim como a agricultura e a pecuária. As pequenas e médias indústrias de produção de farinha se modernizam com o apoio do governo do Estado e o incentivo ao plantio da mandioca com técnicas mais produtivas.
Outras obras - Para dar sustentação a esse crescimento, o governo do Estado também está investindo na melhoria da PA-252, do trevo com a Perna Sul até a PA-150, próximo a Moju, num percurso de 69 quilômetros. A Secretaria de Estado de Transportes (Setran) é a executora de obras de terraplenagem, drenagem e limpeza das laterais, visando melhorar as condições para o tráfego de veículos, que se intensificará na região com a expansão da agroindústria.
Também passam por obras de manutenção a PA-252, no trecho Acará/Concórdia do Pará; os ramais de Monte Orebe, da Balsa e a Tranasacará, com cerca de 15 quilômetros cada, que tiveram as pontes em madeira reconstruídas.
Ascom/Setran
Agência Pará
A governadora Ana Júlia Carepa inaugura no próximo sábado (16) a primeira etapa da rodovia Perna Sul, que liga o Acará à Alça Viária, próximo à ponte sobre o rio Moju. O trecho tem 14 quilômetros, entre a cidade do Acará até o trevo com a PA-252, beneficiando diretamente a população urbana e rural, e vários setores da economia.
A rodovia foi construída pela empresa Delta Engenharia, com pista de quase oito metros, acostamento, sinalização e sistema de drenagem. Em breve serão instalados abrigos em madeira para atender a população rural, que usa ônibus como meio de transporte.
Com custo estimado em R$ 11 milhões, recursos do Tesouro estadual, o trecho concluído se somará aos 33 quilômetros, do trevo com a PA-252 até a Alça Viária, cujas obras de terraplenagem e sistema de drenagem estão em ritmo acelerado.
Pavimentação - No segundo semestre serão iniciadas as obras de asfaltamento, que devem ser concluídas até o final do ano. Totalmente pavimentada, a Perna Sul criará uma nova opção de tráfego em direção à rodovia BR-010 (Belém-Brasília), interligando os municípios de Acará, Concórdia do Pará e Mãe do Rio. A rodovia desafogará o tráfego na BR-316, e consequentemente na Região Metropolitana, principalmente de caminhões pesados que circulam a partir do porto de Vila do Conde, em Barcarena.
A Perna Sul vai melhorar as condições de transporte na região do Acará, cuja população sempre dependeu do transporte fluvial para chegar à capital. Atualmente, a região passa por um processo de crescimento econômico, graças à instalação de grandes empresas produtoras de óleo de palma e de coco, que vêm gerando emprego e renda.
As cooperativas de produção de frutos também registram crescimento, assim como a agricultura e a pecuária. As pequenas e médias indústrias de produção de farinha se modernizam com o apoio do governo do Estado e o incentivo ao plantio da mandioca com técnicas mais produtivas.
Outras obras - Para dar sustentação a esse crescimento, o governo do Estado também está investindo na melhoria da PA-252, do trevo com a Perna Sul até a PA-150, próximo a Moju, num percurso de 69 quilômetros. A Secretaria de Estado de Transportes (Setran) é a executora de obras de terraplenagem, drenagem e limpeza das laterais, visando melhorar as condições para o tráfego de veículos, que se intensificará na região com a expansão da agroindústria.
Também passam por obras de manutenção a PA-252, no trecho Acará/Concórdia do Pará; os ramais de Monte Orebe, da Balsa e a Tranasacará, com cerca de 15 quilômetros cada, que tiveram as pontes em madeira reconstruídas.
Ascom/Setran
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