Portal Buré

Portal Buré

Itaituba: Prefeito negocia 21 itens na reivindicação do Sintep e categoria suspende a greve


Depois de mais de uma semana em greve, finalmente na tarde de segunda feira (31), município e Sintep conseguiram chegar a um acordo que resultou no fim da greve dos professores. Na mesa de negociação ocorrida na sala de reunião da prefeitura foi colocado em pauta 21 itens pelo sindicato.

A reunião que contou com a presença do prefeito Valmir Clímaco, secretário de educação Francisco Felipe Melo, assessoria jurídica e técnicos da educação, foi considerada produtiva pelo alto nível da discussão chegando a um consenso, inclusive a ocupação do prédio por parte dos professores foi ordeira e pacífica.

O coordenador do Sintep Isaac Dias, liderou a negociação, apresentou ao prefeito e sua equipe técnica, 21 itens a serem negociados, entre eles, prazo para aprovação do Plano de Cargos Carreira e Renumeração dos trabalhadores da educação; prazo para aprovação do Regime Jurídico único; realização de novo concurso público; projeção para reajuste salarial dos servidores entre outros itens definidos pela categoria.

No final da reunião que durou mais de cinco horas, o prefeito Valmir Clímaco atendeu todos os itens sendo que em algumas situações, negociou prazos com os professores como no de Plano de Cargos Carreira e Renumeração que irá para a câmara e deverá ser aprovado em 30 dias.

Após a reunião que terminou por volta das 16 horas, a coordenação convocou os professores para uma assembléia na sede do sindicato onde foi exposto pelo coordenador do Sintep todos os detalhes sobre a renuão feita com o prefeito e sua equipe, lendo item por item e explicando cada desfecho de negociação. No meio da reunião o professor Isaac anunciou aos professores se eles gostariam da presença do prefeito Valmir Clímaco na assembléia para que ele pudesse anunciar mais uma vantagem concedida ao sindicato.

Como os professores aprovaram no mesmo instante da reunião, o professor telefonou ao prefeito que esteve presente na reunião anunciando aos professores que o terreno da sede que era questionado na justiça pelo governo federal agora de fato e de direito já é patrimônio da categoria, confirmando que o município fez a doação do terreno, sendo bastante aplaudido pela iniciativa.

Valmir Clímaco disse ainda que o rateio não foi possível, mas que espera compensar com recursos que deverão sair do FNDE em torno de 28 milhões. Para isso contratou uma empresa especializada do Rio de Janeiro para receber o dinheiro do governo federal a exemplo do Estado do Amazonas. Valmir disse que se o dinheiro sair será investido na educação em obras e distribuição entre os profissionais da educação.





Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.