Brasil: Teste da Orelhinha: Senado lança campanha publicitária
No dia 06/10/11, o Senado lançou uma campanha publicitária para divulgação do Teste da Orelhinha, que deve ser realizado em recém-nascidos para diagnosticar problemas auditivos. Além do material explicativo impresso, a campanha conta com um vídeo de 30 segundos.
Desde o ano passado, a realização do teste se tornou uma obrigatoriedade em todos os hospitais e maternidades do país. Porém, ainda existem instituições sem a capacitação adequada para realização do exame.
O Conselho Federal de Fonoaudiologia afirma que o desconhecimento da Lei 12.203, que determina a realização do procedimento, é um dos principais problemas. De acordo com o Conselho, 15 milhões de crianças necessitam de tratamento por falta do diagnóstico precoce.
Bianca Queiroga, presidenta do Conselho, destaca que o se o teste não for feito ainda nos primeiros 28 dias de vida do bebê, o diagnóstico só ocorrerá quando a criança completar três anos de idade, possivelmente ocasião em que poderá apresentar sequelas.
Os bebês que forem submetidos ao teste devem apresentar em sua caderneta o item "triagem auditiva". Caso uma criança não apresente esse item, a recomendação do Conselho de Fonoaudiologia é de que os responsáveis procurem locais específicos para que a criança seja atendida.
Fonte: Portal COFEN
Comente aqui