Jacareacanga: DESMANDOS de Raulien Queiroz revolta a população.

Por: Hiromar Cardoso
“Alheios às críticas e escândalos que envolveram o seu nome em 2011, o prefeito de Jacareacanga Raulien Queiroz(PT), se reserva a passeios e encontros com amigos e parentes”. 
O município de Jacareacanga, no Oeste do Pará, precisamente na região garimpeira, vive um dos momentos mais triste de sua história, com uma administração envolvida em escândalos, denuncias e total falta de competência. No centro dos acontecimentos está o prefeito Raulien Queiroz, um Tucano que virou petista, que faz da prefeitura sua casa, e trata seus funcionários como se fossem animais em suas inúmeras fazendas. Em pouco tempo, o prefeito que era um simples funcionário da FUNAI, enriqueceu num ritmo surpreendente. Enquanto isso, a situação do município só piora, deixando o povo na mais absoluta miséria. Principalmente os milhares de indígenas que são a maioria. O clima é de total incerteza.


Raulien foi o primeiro prefeito do município, na época fez um péssimo governo vestindo a camisa do então governador Simão Jatene. Homem de uma lábia habilidosa ele conseguiu acalmar os ânimos e prometeu que tudo iria mudar, o povo teria melhorias, principalmente com uma boa educação e saúde para todos. Foi só enganação, passados mais de 3 anos de sua administração, o povo de Jacareacanga sucumbe no mais completo abandono, comendo o “pão que o diabo amassou”. Como comentam os humildes e sofrido moradores.



Em todas as áreas o fracasso da administração é visível. A educação vive um momento negro na sua história. O descrédito é que os alunos sãos os grandes prejudicados, com uma educação de péssima qualidade. Ainda nessa área o prefeito responde a vários inquéritos por desvios de verba do Fundef, desvios da Merenda Escolar e do Programa Dinheiro Direto na Escola. A saúde no município é um outro fato que vive na calamidade. A população sofre com a falta de atendimento, de remédios e de assistência. Quem adoece se não tiver parente na sede do município é obrigado a vender tudo que tem para buscar atendimento em outros municípios. O que mais revolta a população é que não há sequer remédios comuns como Aspirina e Anador. Muitos precisam de remédios controlados, mas a prefeitura não mantém se quer cadastro desses doentes, que sãos obrigados a pagar com recursos de seu próprio bolso. Em outras áreas, como agricultura, e infra-estrutura a administração de Raulien da FUNAI também é um fracasso.


Na cidade e no interior, o prefeito não constrói nada. As ruas da cidade estão tomadas pelo matagal, só buraco. Jacareacanga está virando uma verdadeira currutela, onde é comum perceber a tristeza estampada nos rosto dos humildes índios que sãos vistos na maioria jogado na sarjeta.


O pior de tudo, Raulien domina a maioria dos vereadores que compõem a Câmara Municipal.


Uma enxurrada de denuncias e que vão desde Desvios de verba, corrupção, favorecimento de amigos e familiares e farra com o dinheiro público já foram encaminhadas contra ele no Ministério Público Federal.


Por telefone, a nossa reportagem tentou localizar várias vezes o prefeito, porém o que se conseguiu foi de que o prefeito não se encontrava na sede do município, e que possivelmente estaria para cidade de Itaituba, aonde reside a maioria de seus familiares e amigos.
Fonte: Blog do Xarope

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.