Jornada acadêmica aborda comunicação e esportes

“O papel da Comunicação no mundo dos esportes” é o tema da Jornada Acadêmica de Comunicação realizada pelos cursos de Comunicação Social das Faculdades Integradas do Tapajós (FIT) que ocorre de 29 a 31 de agosto no auditório central da Faculdade. Informações complementares pelo telefone (93) 3523-5118. A Jornada é organizada pelo curso de Jornalismo e Publicidade. As palestras, mini-cursos e mesas redondas são destinadas a estudantes de jornalismo, profissionais da área e também à comunidade em geral.

O objetivo da jornada é estimular a interação e a troca de experiências entre a academia, profissionais e setor empresarial da área esportiva. Já que desde o século XIX os meios de comunicação passaram a dar importância ao esporte que ao longo do tempo deixou de ser apenas um lazer, passou também a ser visto como notícia, negócio, emoção, investimento, lucros.

Durante os três dias, serão abordados temas que envolvem o campo do Marketing Esportivo, a linguagem, as emoções, a questão do profissionalismo e até mesmo o futebol no cinema. Dentro da programação estão previstas palestras, mini-cursos e oficinas ministradas por profissionais que tem larga experiência na área esportiva. Na sexta-feira, 31, último dia da jornada, haverá uma mesa redonda que vai abordar assuntos que abrangem os dois grandes eventos que o Brasil irá sediar: A Copa do Mundo (2014) e as Olimpíadas (2016).

A junção mídia e esporte exigiu modernização técnica, profissionalização, estratégias e pessoal capacitado para repassar as emoções reais desse fenômeno. O esporte conquistou espaço no jornalismo, que antes era preenchido apenas por notícias de política, economia, educação e outras.

Hoje, os veículos possuem suas editorias esportivas como prioridade e até mesmo na grade dos grandes meios há espaços específicos para abordar o esporte, chamado de Jornalismo especializado.
Confira a programação completa da jornada:

29 de agosto (quarta-feira)

Palestra: “Marketing Esportivo: visibilidade à positivação das vendas”

Palestrante: Rafael Plastina (Diretor da Sport Track Inteligência Brasil)

Hora: 19 h

Local: Auditório Central FIT

30 de agosto (quinta-feira)

Mini-curso: “O futebol no cinema: Heleno”

Palestrante: Prof. Ulysses Maciel (UFOPA)

Hora: 14 h

Local: auditório FIT

Palestra: “Jornalismo Esportivo: linguagem, emoção e as novas formas de recepção”

Palestrante: Carlos Ferreira (jornalista e radialista esportivo TV Liberal e rádio Liberal/CBN)

Hora: 19 h

Local: auditório Central FIT

31 de agosto (sexta-feira)

Mini-curso: “O jornalismo Esportivo e as estratégias de formação especializada”

Palestrante: Abner Luiz (publicitário e radialista esportivo – Rádio Liberal/ CBN)

Hora: 14 h

Local: auditório FIT

Mesa Redonda: “Paisagem esportiva: políticas públicas, profissionalismo e o mundo da comunicação sob a ótica dos eventos de 2014 e 2016”

Mediador: Abner Luiz (publicitário e radialista esportivo – Rádio Liberal/ CBN)

Convidados: Diego Moraes (publicitário FIT) Nelson Mota (comentarista esportivo – TV Tapajós) e Rita Peloso (assessora de esporte e Lazer-Santarém)

Hora: 19 h

Local: Auditório Central FIT

OBS: Os palestrantes chegarão todos na madrugada de cada dia das suas palestras, para agendar entrevista entre em contato neste email.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.