Polícia procura 2º suspeito que estava em avião com 400 kg de droga em MT

Avião precisou fazer pouso forçado em fazenda por falta de combustível.
Piloto foi preso e disse à polícia que carregou avião com droga na Bolívia.

Dhiego Maia Do G1 MT

Aeronave precisou fazer pouso forçado por falta de combustível (Foto: Assessoria/Polícia Civil)
Aeronave precisou fazer pouso forçado por falta de combustível (Foto: Assessoria/Polícia Civil)
A Polícia está à procura do segundo suspeito de transportar 400 quilos de cocaína em um monomotor apreendido pela polícia na tarde desta segunda-feira (29) no interior de Mato Grosso. O carregamento só foi descoberto porque a aeronave, de modelo Cesna, precisou fazer um pouso forçado em uma fazenda. De acordo com o delegado Gustavo Garcia Francisco, a aeronave foi descoberta na comunidade de Bom Jardim, em Nobres, a 151 quilômetros de Cuiabá.

O piloto, que seria boliviano, fez o pouso forçado porque teria faltado combustível na aeronave. “Fizemos a abordagem da aeronave e prendemos o piloto no local”, informou o delegado. Com ele, os policiais apreenderam uma pistola 9 milímetros. Na Justiça, ele vai responder por tráfico internacional de drogas. Já o segundo suspeito conseguiu fugir na mata e continua sendo procurado pela polícia. A segurança no local foi reforçada.

Na aeronave, segundo informou o delegado, foram encontrados 354 tabletes de cocaína que estavam envolvidos em sacos plásticos. A droga será encaminhada para Cuiabá, onde será pesada no Instituto Médico Legal (IML).
Cocaína estava embalada em sacos plásticos dentro da aeronave (Foto: Assessoria/Polícia Civil)
Cocaína estava embalada em sacos plásticos dentro da aeronave (Foto: Assessoria/Polícia Civil)
O piloto da aeronave não informou para onde estava levando o carregamento da droga, mas disse que a aeronave foi carregada com cocaína em Pando, na Bolívia. O flagrante da apreensão será registrado pela Polícia Federal. Segundo a PF, Mato Grosso é rota do tráfico de drogas entre Bolívia e Brasil. Cerca de 20% da cocaína apreendida no país passa pelo estado, confirmou a PF.

De acordo com a delegada Alana Cardoso, da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE), essa pode ser a segunda maior apreensão de droga neste ano em Mato Grosso. "Causou estranheza o fato de ser cocaína em pó. O que é comum na fronteira de Mato Grosso e Bolívia é pasta base de cocaína que chega aqui e vai para o resto do país. Apreensão de pó não é padrão. Isso leva a uma série de hipóteses", declarou a delegada.

Ainda de acordo com a delegada, o avião vai permanecer na fazenda. Uma equipe da Polícia Civil vai se deslocar ao local nesta terça-feira (30) para retirar a aeronave que está sem condições de voo e, ainda, sem combustível.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.