Itaituba: Homem vive solitário no meio da selva amazônica.


Por Anderson Tadeu Pantoja. 
Itaituba.
José Alves de Sousa "Zé do Roxo', que vive sozinho no meio do mato. Foto Junior Ribeiro.

Homem vive em situação precária e sozinho no meio do mato e tem que se arrastar pra locomover-se. 

Maranhense de 3 Léguas, José Alves de Sousa, 67 anos, conhecido por Zé Roxo, vive atualmente precariamente no meio do mato em um tapera, aproximadamente 15 km da cidade de Itaituba, no sudoeste do Pará. Zé do Roxo como gosta de ser chamado, tem como companhia apenas algumas galinhas e seu cão de guarda, que lhe dá proteção.

Para chegar à pequena casa de madeira de Zé Roxo, temos que andar mais de 40 minutos por dentro do mato, passando pelas margens do rio Tapajós até chegar à local onde Zé do Roxo, mora.  Como olhar assustador e não entendendo a chegada da equipe da TV Record - Itaituba, naquele local, Zé Roxo, logo reconhece a repórter Rejane Brito, que já tinha estado no local em outra oportunidade. Ao ser apresentado pela repórter da TV Record – Itaituba, Zé do Roxo ficou mais tranqüilo, contamos a finalidade da visita, que logo entendeu e aprovou.

Chegamos na hora do almoço, após as apresentações, percebemos que ele tinha acabado de almoçar, apenas um ovo frito que dividiu com seu amigo (cachorro) fiel. Na conversa Zé Roxo contou às dificuldades que passa, em seguida informamos nossa intenção e que iríamos realizar uma campanha, pra ajudá-lo e aliviar seu sofrimento.

Em sua narrativa, Zé Roxo nos contou que tem uma filha chamada Maria Alves de Sousa, mas não sabe onde se encontra ou se ainda está viva, relatou ainda que tem dois irmãos, conhecidos por: Domingos Alves e Manoel Alves, mas também não sabe onde se encontram. Depois de trabalhar em vários garimpos da região, Zé Roxo veio morar em Itaituba, ainda com dinheiro ganhado em seus trabalhos pelos garimpos, mas gastou tudo. 

Ainda em seu relato, Zé do Roxo, disse que conheceu o Pastor da Igreja de Deus Edgar Henke, que segundo ele foi um anjo em sua vida, que lhe deu trabalho por mais de 10 anos, na Fazenda Maloquinha. Zé do Roxo disse que depois do falecimento do Pastor Edgar, começou um mártir em sua vida, principalmente quando tentaram tira-lo de onde mora atualmente.

Zé do Roxo que vive praticamente todo o dia numa rede, já que tem as pernas atrofiadas, disse que pra se locomover tem que se arrastar pelo chão e que está a mais de 15 dias sem tomar banho, que o ultimo banho foi de chuva. Zé Roxo, disse que está precisando de: remédios, alimentos e um colchão que aliviaria seu sofrimento. No meio seu relato, Zé do Roxo, informou que recebe um beneficio do INSS, que tem um procurador que recebe e comprar os mantimentos necessários, mas que segundo ele, não dá pra final do mês.

A TV Record – Itaituba está realizando uma campanha onde solicita ajuda a José Alves de Sousa “Zé Roxo”.

Os interessados em ajudar Zé Roxo, pode se dirigir a TV Record - Itaituba, localizada na 5ª Rua, esquina com a Travessa 15 de Agosto ou ligar pro numero 9144 8471 ou 8104 0820.

Com informações de Junior Ribeiro.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.