Detento de Santarém tira nota acima da média no Enem 

O detento, Eliaquim Azulino de 27 anos

O jovem foi o único detento da região oeste do Pará que conseguiu ultrapassar a média 2013.

 Santarém  - Um detento da Penitenciária Agrícola de Cucurunã em Santarém tirou nota acima da média no Exame Nacional  do Ensino Médio (ENEM). Com a pontuação de 523,92 o jovem pretende concorrer a uma vaga na universidade, por meio do Prouni.


Eliaquim Bruno Azulino Repolho de 27 anos cumpre pena por tráfico de drogas há dois anos e quatro meses. O jovem foi o único detento da região oeste do Pará que conseguiu ultrapassar a média 2013, que é de 450 para provas objetivas e 500 pontos para a redação.

Na Penitenciária de Santarém, o número de detentos que se dedicam aos estudos cresceu nos últimos anos. Em 2012, 180 detentos foram matriculados no sistema interno de educação. Para 2013, a expectativa é ultrapassar a marca de 200 matriculados. Desta forma, Santarém ultrapassa a média, com 40% da população carcerária estudando, enquanto que a nível nacional o número não passa de 10%.

O coordenador de educação da Penitenciária explica que mesmo com as dificuldades, já são perceptíveis os resultados: “A partir do momento que ele começa a frequentar a sala de aula, o comportamento dele é outro. Evita motim, evita rebelião”, afirma o professor Delson Mourão.

De acordo com o coordenador, a tendência é que os dados melhorem, pois estão sendo construídas duas novas Penitenciárias na cidade. Uma masculina e outra feminina. Ele ressalta que após a conclusão do complexo penitenciário, o setor de educação será priorizado.


Eliaquim tirou 523,92 no Enem 2013 (Foto: Reprodução/Tv Tapajós)

Redação Notapajos com informações de Rômulo D’Castro

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.