Estudante da Unila estreia programa de rádio com notícias da América Latina

Itaitubense Mayck Pereira, estudando em Foz do Iguaçu - PR.

Ele é aluno de História, mas também tem dom para o jornalismo. E foi através do Programa de Desenvolvimento Institucional e Envolvimento Comunitário (PROBIEC) que Mayck Pereira de Araújo conseguiu atuar em uma de suas grandes paixões: o rádio. O “Jornal Latino-Americano” – é nome do programa que estreou ontem, (domingo) às 18h30, pela Rádio Rede FM (88.1).

O programa ainda é um piloto, mas Mayck já tem diversas ideias que poderão ser implementadas ao longo do tempo. “A princípio, vou trazer notícias gerais sobre a América Latina, com foco no que ocorreu de mais importante esta semana em cada país. Mas, eu gostaria de também abrir espaço, futuramente, para um quadro cultural, por exemplo”, explica. Além disso, ele pretende trazer informações de serviço e utilidade pública para a Região Trinacional (Foz do Iguaçu, Ciudad del Este e Puerto Iguazú). “E também tenho a intenção de divulgar outros projetos PROBIEC, para mostrar o que os alunos da UNILA estão fazendo pela comunidade de Foz do Iguaçu”, antecipa.

Oriundo da cidade de Itaituba (Pará), o estudante veio para a Universidade não apenas para conseguir uma graduação, mas também em busca de fazer alguma diferença na comunidade iguaçuense. Na visão dele, faz-se necessária uma maior difusão de informações sobre o continente latino-americano de modo geral – lacuna esta que ele quer, na UNILA, ajudar a preencher. “As pessoas ainda conhecem muito pouco sobre os outros países da América Latina, e eu queria colaborar para mostrar um pouco da realidade dos nossos vizinhos”, observa.

Apesar de estar sozinho à frente do projeto, Mayck destaca que o programa está aberto a todos os estudantes que tiverem interesse em participar. “Estou convidando alunos de outros cursos também, que tenham conhecimento em alguma área específica, para trazer abordagens e assuntos diferentes. Gostaria de ter comentaristas e entrevistados sobre temas variados”, comenta. Para a elaboração de pautas, ele conta com a orientação do professor Mário Villalva. O programa será semanal, com duração de meia hora – das 18h30 às 19h. Também será possível ouvir ao vivo pela internet, no site da rádio: www.radiorede.com.
O PROBIEC.

O Programa de Bolsas de Desenvolvimento Institucional e Envolvimento Comunitário (PROBIEC) foi lançado em outubro de 2012, com o objetivo de atender à Missão Institucional da UNILA, fortalecendo a geração e transferência de conhecimento através do envolvimento dos alunos de graduação em programas e ações de interesse social, cultural, acadêmico ou de integração regional. (Unila)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.