PRESIDIO DE ITAITUBA ESTÁ SUPER LOTADO



O presídio de Itaituba foi construído para atender uma demanda de aproximadamente 160 presos. Hoje, estão recolhidos no presídio cerca de 350 presos, o que significa uma super lotação, que pode a qualquer momento, não apenas provocar fuga, mas uma rebelião com maiores conseqüências.

A verdade é que este presídio de Itaituba foi construído há 20 anos para atender uma demanda, que hoje é bem maior que o previsto, pois com a criação dos municípios de Jacareacanga, Novo Progresso e Trairão, houve o aumento do numero de presos. Jacareacanga e Novo Progresso são Comarcas e possui juízes próprios, que com isso automaticamente aumentam os números de presos, pela presença da justiça mais perto do delito.


A super lotação, facilita sem duvida a fuga e a rebelião, e um novo presídio ou uma Colônia Penal pode atender esta grande demanda carcerária que hoje existe, principalmente agora com grandes investimentos na região, como os portos, as hidrelétrica e o aquecimento da garimpagem.

Em conversa com este blog, o Juiz Criminal de Itaituba, Dr Cleitoney Ferreira adiantou que os presos recolhidos no presídio de Itaituba, todos respondem mais de um processo. Outra informação dada pelo juiz é que estão sendo agilizados todos os processos para levar a julgamento os presos que estão recolhidos na cadeia e os outros que respondem em liberdade pelo crime cometido.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.