Deputados ouviram presos e a comunidade

 Quatro deputados da Assembleia Legislativa estiveram reunidos com a comunidade, na tarde de hoje, depois de terem ouvido presos no final da manhã e começo da tarde, a respeito da violência contra presos ocorrida na Cadeia Pública, no final da semana passada.

 
Três dos quatro deputados fazem parte da Comissão de Direitos Humanos da ALEPA. Foram eles: Carlos Bordalo (PT), Edimilson Rodrigues (PSOL) e Augusto Pantoja (PPS). O quarto foi o deputado Nélio Aguiar (PMN), autor do requerimento que deu origem à vinda até Itaituba para fazer o mais completo levantamento possível de informações a respeito dos atos de violência praticados contra os detentos. Inicialmente, no final da manhã, entrando pelo começo da tarde, eles conversaram com diversos presos. À tarde, com uma hora e meia de atraso, eles foram até a Câmara Municipal para reunir com a comunidade em geral.
 Durante mais de duas horas, parentes de presos falaram do que sabiam da ação do Tático, relatando que houve gente muito machucada. Depois, foi a vez da representante da OAB, do Ministério Público e da Vara Criminal se pronunciarem. A reunião foi comandada pelo deputado Carlos Bordalo (PT), que é o presidente da Comissão de Direitos Humanos da ALEPA, que começou pedindo que falassem os presentes de presos.

Alguns parentes de presos fizeram depoimentos contundentes. Porém, entre todos, o de uma senhora de idade, de nome Maria Dalva Oliveira Silva, mãe do detento Edno Oliveira Silva, preso por envolvimento com tráfico drogas foi o que mais comoveu a todos.

Ela chorou durante a maior parte do tempo, como uma mãe que perdeu a guerra para uma praga que acomete milhões de famílias nos dias de hoje, que é a droga.

No final, o deputado Bordalo disse que todos os dados que recolheram foram muito importantes para a elaboração do documento que eles produzirão quando voltarem a Belém, o qual será encaminhado para as autoridades competentes para a solução desses problemas.
Fonte e fotos: Jota Parente
 


 




Posted by Picasa

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.